As comemorações do Dia do Idoso marcaram a quinta-feira, 29, no auditório do Petroclube da Orla de Atalaia. Com uma programação repleta de atividades lúdicas e muita animação, o encontro promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reuniu mais de 300 pessoas da terceira idade.
A ocasião reuniu Grupos de Convivência das Unidades de Saúde da Família (USF) Sinhazinha, Niceu Dantas, EdézioVieira de Melo, José Machado de Souza, Osvaldo Barbosa, Augusto Cesar Leite, Fernando Sampaio, Santa Terezinha e Ávila Nabuco. Todos participaram do encontro com apresentações musicais, dança, poesia, sorteios e outras atividades.
Para a coordenadora de serviço social da Rede de Atenção Primaria (Reap) da SMS, Dora Rosa, as comemorações em alusão a datas especiais são fundamentais para destacar que todos merecem uma vida com saúde, liberdade e respeito.
“Os Grupos de Convivência são hoje uma importante frente de promoção à saúde em Aracaju. Graças à dedicação dos profissionais da rede básica, o envolvimento da comunidade e o apoio da atual gestão, hoje podemos acolher cada vez melhor e integralmente os pacientes da terceira idade nas 43 Unidades de Saúde de Família”, destaca Dora Rosa.
Atualmente essas ações já beneficiam mais de 1.500 pessoas, contribuindo ativamente para adoção de hábitos saudáveis e melhoria de quadros clínicos de casos de hipertensão, depressão, diabetes, sobrepeso e outros males. Segundo o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, ainda há outros pontos positivos.
“Com as parcerias intersetoriais junto à Educação, Assistência Social e à Segurança Pública, a SMS também tem contribuído para o cumprimento do Estatuto do Idoso. Nos Grupos de Convivência realizamos um trabalho conjunto por meio das equipes de saúde. O maior objetivo é combater qualquer tipo de abuso à pessoa idosa e promover qualidade de vida para esse público, porque todos merecem o melhor”, afirma Silvio Santos.
Atividades
O dia de atividades foi marcado por muita animação e descontração, tendo como abertura um recital de poesias. Maria Rosa, que frequenta há 10 anos o 'Grupo Jovens há Mais Tempo' da USF Fernando Sampaio, emocionou a todos com seus versos.
“O amor de todo jeito é belo de ser. Até o amor entre dois velhinhos é bonito de se ver! Só aquele que ama pode bem compreender...”, declamou Maria Rosa.
Em seguida foi a vez dos integrantes do grupo de dança 'Corpo da Sinhá', iniciativa do Grupo de Convivência 'De bem com a vida' da USF Sinhazinha, animarem a festa com a apresentação 'Ciranda das Flores'. Para Gildete Menezes, que há dois anos compõe o grupo de dança, o encontro foi uma excelente oportunidade de compartilhar o trabalho desenvolvido com a ajuda da professora Renata Silva, educadora física do Programa Academia da Cidade.
“Mostramos um pouco de tudo que aprendemos numa coreografia que trabalha a expressão corporal e o ritmo. A Secretaria de Saúde está sempre nos surpreendendo com momentos agradáveis e oportunidades de expor o que produzimos”, diz Dona Gildete.
Já o 'Grupo viver a vida' trouxe para o evento o tradicional samba de coco do povoado Mosqueiro. A aposentada Rozenice Nascimento, conta que participar das atividades do grupo tem ajudado a controlar problemas de saúde como pressão alta.
“Acompanho o grupo há seis anos e sinto uma grande melhora na minha qualidade de vida, a minha pressão tem permanecido estável e até as crises de sinusite tem sido menos frequentes. No grupo, além de várias amigas que conquistei, tenho a oportunidade de aprender coisas novas como teatro, dança e bordado”, revela Rozenice Nascimento.
O evento durou o dia inteiro e a SMS organizou um almoço saudável para todos os participantes. O encontro foi encerrado no fim da tarde com sorteios de brindes e um grande baile, onde integrantes de vários grupos se socializaram, fazendo novos amigos. Dando continuidade às ações planejadas para 2011, nas próximas semanas, a Secretaria planeja levar integrantes dos grupos de convivênciao cinema.