Orlando Dantas recebe mutirão de limpeza e Bota-Fora

Serviços Urbanos
30/09/2011 14h12
Início > Notícias > Orlando Dantas recebe mutirão de limpeza e Bota-Fora

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços (Emsurb), irá realizar neste sábado, 1º de outubro, um mutirão de limpeza no bairro Orlando Dantas, além de executar o projeto Bota-Fora. Entre outras atividades está o apoio à implantação da coleta seletiva no bairro e a troca de mudas por materiais recicláveis. "Estamos apoiando o projeto Comunidade Limpa, desenvolvido pela comunidade, oferecendo todo o suporte na área de limpeza urbana", informa a presidente da EMsurb, Lucimara Passos.

O mutirão de limpeza e o Bota-Fora vão acontecer em todas as ruas do bairro Orlando Dantas. "Será realizada uma caminhada a partir das 7h30 com todos os envolvidos. Enquanto isso, as equipes de limpeza irão atuar nas ruas recolhendo todos os resíduos. Com o Bota-Fora também iremos recolher os equipamentos e móveis velhos sem utilização", ressalta o gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes.

Para a realização do mutirão de limpeza farão parte 120 agentes de limpeza, distribuídos em 10 equipes, que irão executar os serviços de varrição, capinação, e pintura de meio-fio. "Cada equipe conta com o suporte de um caminhão. Também teremos quatro caçambas para a retirada de entulhos descartados de maneira irregular", acrescenta Roberto.

A Emsurb irá disponibilizar cinco contêineres para a realização da coleta de materiais recicláveis. "Durante o evento serão colocados cinco contêineres que servirão como pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis", registra o gerente de Limpeza Urbana.  A partir da próxima sexta-feira, 7, o bairro Orlando Dantas integrará a coleta seletiva na cidade, com o apoio e execução da Emsurb e da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).

Bota-Fora

O serviço do Bota-Fora, que visa o recolhimento de entulho, móveis, eletrodomésticos velhos e qualquer material em desuso, atende a população no esquema 'porta a porta'. "Um dia antes, o carro de som passa convidando todos para participar, retirando de dentro de casa tudo que não está sendo utilizado, para que os agentes de limpeza possam recolher", explica Roberto Gomes.

Ainda de acordo com o gerente de Limpeza Urbana, é importante a participação efetiva dos moradores para que o Bota-Fora aconteça de maneira eficiente. "Além de combater o mosquito da dengue, que poderia estar dentro de casa, damos a opção do descarte correto do lixo e do entulho. É assim que evitamos que aquele morador desatento jogue entulho e lixo nas vias públicas ou em terrenos baldios", esclarece. A intenção é retirar de quintais, garagens e outros espaços qualquer material que possa acumular água e favorecer a proliferação do mosquito transmissor da dengue.