Uma comemoração saudável. Assim pode ser definida a aula de atividade física que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) proporcionou aos alunos do pólo da Academia da Cidade do bairro Lamarão, zona Norte de Aracaju, na tarde de quinta-feira, 29. A aula alusiva ao Dia do Idoso contou com palestra sobre nutrição, aula aeróbica, sorteio de brindes e ao final um lanche saudável.
A programação começou com a aula sobre a dinâmica dos alimentos para a terceira idade, onde estagiárias da Universidade Federal de Sergipe (UFS) conversaram com os alunos sobre onde encontrar os nutrientes necessários nesta fase da vida, e também esclareceram as dúvidas sobre a osteoporose, doença que afeta os ossos. A palestra faz parte do programa Medida Certa, supervisionado por elas no Pólo Lamarão.
"Através desta aula dinâmica, mostramos a importância da ingestão de certos alimentos, como o leite e seus derivados, iogurte e a couve, que contém o cálcio, tão necessário nesta fase da vida, principalmente pelo risco dos idosos desenvolverem a osteoporose, e também pelos riscos de quedas e fraturas dos ossos. Quanto ao programa Medida Certa, estamos acompanhando a perda de peso dos alunos", explica a estagiária Celina Campos.
Após a dinâmica, os alunos se envolveram em uma movimentada aula aeróbica com a professora Odete Mota. Todos os alunos fizeram alongamentos e exercícios de força, resistência e flexibilidades dos músculos. "O exercício físico, aliado a uma alimentação saudável, torna os benefícios para o corpo e a própria absorção do cálcio muito mais efetiva, além, é claro, de fortalecer os ossos e músculos, ajudar a combater a hipertensão, diabetes e colesterol nos alunos, principalmente nos mais idosos", diz a professora.
Resultados Garantidos
Os resultados positivos de uma alimentação balanceada junto aos exercícios físicos são demonstrados na vida da aluna Sonia Maria, de 58 anos. "Eu sofro com o mal de Parkinson e problema dos nervos, passava dias muito angustiantes em casa. Após o meu médico recomendar uma atividade física, procurei esta aqui no meu bairro e já estou me sentindo bem melhor, um verdadeiro presente que recebo nos dias que venho me exercitar", ressalta a aluna.
Para o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, essas comemorações que estão acontecendo em toda a cidade de Aracaju, só vem somar na qualidade de vida da população, pois além de valorizar os idosos também proporcionam uma atividade física de referência. "Aliar comemoração às práticas saudáveis como atividades físicas, alimentação balanceada e o esclarecimentos das dúvidas quanto à osteoporose são ótimas maneiras de juntar o útil ao agradável, envolvendo os nossos alunos, adultos e idosos", avalia o secretário.