Representando a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, participou do lançamento do Programa Salve Idoso, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), na manhã desta sexta-feira, 30. O programa, que visa principalmente garantir proteção às pessoas idosas, será executado através da parceria do Ministério Público Estadual com a PMA, através de diversos órgãos municipais, entre eles a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).
A abertura da solenidade foi feita pelo Coral Vozes da Cidadania, composto por funcionários do MPE. Em seguida, a procuradora Cristina Brandi falou sobre a importância do programa e o empenho da promotora Berenice Andrade Melo na defesa das pessoas idosas e com deficiência. "É preciso que a sociedade olhe para o idoso como ser humano valioso e rico em experiências acumuladas, e não como uma pessoa inútil ou inativa", disse Cristina Brandi.
Para o secretário Bosco Rolemberg, o Salve Idoso é de grande relevância social, porque vai garantir a aplicação dos direitos da pessoa idosa, atitude que o município de Aracaju já assume, através da Semasc, que desenvolve ações de cidadania nos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos.
"Temos a satisfação de contribuir de forma mais coesa e intersetorial na proteção ao idoso, porque entendemos que é preciso dar um basta em toda e qualquer violência e exploração contra essas pessoas. Por isso, através dos nossos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), vamos participar dessa rede de proteção ao idoso", disse o secretário Bosco Rolemberg.
A promotora de Defesa do Idoso e Portadores de Deficiência, Berenice Andrade Melo, salientou o longo caminho traçado até o lançamento do programa e destacou a importância de se amparar o idoso. "É preciso haver mudanças estruturais dentro da sociedade. Já observamos que, progressivamente, esses conceitos de inativos e improdutivos estão sendo vencidos, mas é nosso dever promover uma velhice saudável", afirmou.
Programa
Os casos de violência contra idosos devem ser notificados através do Salve Idoso ou encaminhadas denúncias ao Conselho Municipal da Terceira Idade, Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis e Promotoria de Defesa do Idoso e Portadores de Deficiência. As denúncias também podem ser feitas pelo telefone, através dos números 181 ou 100.
As denúncias ou notificações não confirmadas serão arquivadas. As que forem confirmadas serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual e se transformarão em processos. "Nosso objetivo é o de prevenir violência e exploração da pessoa idosa, responsabilizar os culpados e assegurar proteção aos idosos", explicou a promotora.