Profissionais de educação infantil participam de encontro

Educação
30/09/2011 18h06
Início > Notícias > Profissionais de educação infantil participam de encontro

Na tarde desta sexta-feira, 30, cerca de 50 profissionais da educação infantil da rede municipal de ensino, compareceram à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Doutor Fernando Guedes, localizada no bairro América, para participar do projeto ‘Ação: Educação e saúde nas creches da rede municipal de Aracaju'. A iniciativa, que tem por objetivo aprimorar o cuidado e a gestão nos primeiros anos da infância, foi promovida por meio de parceria entre as secretarias municipais da Educação (Semed) e Saúde (SMS).

Além dos coordenadores gerais, pedagógicos e administrativos, suportes pedagógicos e educadores assistentes da Emei Doutor Fernando Guedes, também participaram do evento, as equipes pedagógicas das Emeis Ana Luiza Mesquita Rocha, José Garcez Vieira e Professora Maria Givalda da Silva Santos, localizadas nos bairros José Conrado de Araújo, Siqueira Campos e Soledade.

A ação, viabilizada pela coordenadoria de educação infantil da Semed, proporcionou um dia especial, dedicado exclusivamente às leituras e relatos sobre a rotina diária de trabalho em uma creche. "A intenção é que todos os profissionais compartilhem e troquem experiências no sentido de tornar o ambiente escolar um lugar ainda mais atrativo. Dessa forma, reforçamos o trabalho que a coordenadoria infantil da Semed já desenvolve ao acompanhar as atividades das Emeis e oferecer capacitações para suas equipes", destacou a coordenadora de Educação Infantil da Semed, Maria José Barreto.

Satisfeita com a realização do projeto nas instalações da Emei, a coordenadora geral, Rosana Maria Amaral, ressaltou os benefícios trazidos pelo projeto. "Nosso grande presente é poder trocar conhecimentos e estreitar laços de amizade com as equipes de outras creches. Sempre destaco que para nós é uma alegria imensa receber iniciativas que contribuam para o bem das crianças, ainda mais no caso da nossa unidade escolar, que graças ao apoio da Semed vem oferecendo aos alunos uma educação de qualidade", disse.

Metodologia

Agrupadas por proximidade, as escolas que receberam o projeto discutiram ações e resultados alusivos às temáticas da saúde e educação voltadas para a educação infantil. Por meio da exibição do vídeo 'Nossa creche respeita a criança', os profissionais fizeram explanações sobre os temas representados e demonstraram os resultados positivos obtidos com as atividades desenvolvidas nas Emeis.

Em seguida, a pauta das reflexões foi a Estratégia Nacional de Alimentação Complementar Saudável para Crianças de 0 a 2 anos (Enpacs) e o Sistema de Aviso Legal por Violência e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente (Salve), capacitação especialmente orientada para fluxo e reconhecimento de sinais e sintomas de violência. "Os temas discutidos serviram para enriquecer nosso debate acerca das melhorias que podem ser realizadas. Questões de qualquer natureza que sejam relacionadas à comunidade escolar podem e dever ser sempre discutidas para que possamos elevar ainda mais o nosso padrão de educação", comentou a pedagoga da Emei, Maria Bernadete Matos.

Ação

O evento que se encerrou nesta sexta-feira, comtemplou 20 escolas da rede municipal de ensino, entre elas, as Emeis Berenice Campos, Júlio Prado Vasconcelos e Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, localizadas nos bairros Porto Dantas, São Conrado e Santa Maria.