Saúde debate alimentação saudável com educadores

Saúde
03/10/2011 07h42
Início > Notícias > Saúde debate alimentação saudável com educadores

Os cuidados necessários para o bom desenvolvimento da criança envolvem uma alimentação saudável e de qualidade. A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) através do projeto ‘Ação: Saúde e Educação nas Creches de Aracaju', realizaram seu último encontro, que aconteceu na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dr. Fernando Guedes, no bairro América, na última sexta-feira.

O encontro reuniu educadores da zona oeste de Aracaju e foi dividido em duas partes principais que envolveram o grupo em discussões e soluções de problemas. Pela manhã, as profissionais assistiram a um vídeo sobre a importância das educadoras respeitarem cada particularidade da criança, seguido da discussão: ‘a creche que eu tenho e a creche que eu queria ter'.

A coordenadora do Ensino Infantil de Aracaju, Maria José, afirma que as sugestões do grupo serão levadas para cada setor responsável para, dessa maneira, cuidar e educar as crianças com qualidade, trazendo assim melhorias significativas para a educação.

Na parte da tarde foi a vez das rodas de conversa sobre a Estratégia Nacional de Alimentação Complementar Saudável para Crianças de 0 a 2 anos (ENPACS) , que debateu sobre a importância de se implementar uma alimentação saudável nas refeições das crianças para seu melhor desenvolvimento. Também foi demonstrada a importância da valorização dos alimentos regionais, ricos em nutrientes e de mais fácil acesso à população.

A referência técnica do Programa de Saúde da Criança, Adolescente e Jovem, Helga Muller, relata a satisfação com o esse segundo ano de projeto desenvolvido ao longo do trimestre de 2011. Ela destaca que este foi um passo importante para os debates de avaliação e construção de metas para 2012. "O próximo passo agora é avaliar os encontros junto à Semed e, no caso da escola Fernando Guedes, sentar junto com o departamento de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe para ampliar o projeto nas outras unidades de ensino", salienta.

A referência técnica também parabenizou a equipe de trabalho da Unidade de Saúde da Família (USF) Adel Nunes pelo trabalho em conjunto com a escola do bairro América e ressalta a importância de gestores que priorizam a prevenção e promoção da saúde.

"Ensinar prevenção às crianças e educadores, estimulando a promoção à saúde é uma lição e tanto, considerando que esses alunos serão nossos pequenos multiplicadores em casa. Já os educadores podem incluir nas aulas lições sobre essa educação saudável. Todos ganham com esse aprendizado", diz o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

No final da tarde, a referência técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Promoção à Cultura de Paz, Karla Viviane, palestrou sobre os sinais e sintomas a serem observados nas crianças bem como os tipos de violência, ressaltando a importância desse olhar no educador que lida com o menor diariamente. Também sensibilizou o grupo quanto ao uso da ficha de notificações de violência e maus-tratos contra a criança e adolescente (SALVE).

"O Salve é um programa municipal de experiência exitosa para a SMS. Saliento o fortalecimento das Unidades de Ensino Infantil quanto ao uso da ferramenta de notificação nos casos suspeitos ou confirmados, deixando a cargo das autoridades competentes a investigação, dando assim o primeiro passo para a quebra do ciclo da violência, não sendo omisso", diz Karla Viviane.

Na visão da educadora assistente, Elizandra Vieira, as discussões foram muito proveitosas, pois debateu e orientou os profissionais quanto à educação e alimentação de qualidade na formação das crianças.

"Achei muito interessante as rodas de conversa e o modo como foi discutido os temas, permitindo a cada profissional participar com seus comentários e experiências. Quanto à alimentação e notificação de violências, são assuntos que serão colocados nas conversas com os pais dos alunos", avalia a professora.