Saúde Bucal já atendeu quase 94 mil pessoas

Saúde
03/10/2011 09h56
Início > Noticias > 47680

A prestação dos serviços públicos em saúde bucal de Aracaju oferece aos cidadãos uma ampla assistência odontológica. O programa, que é mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza procedimentos de promoção e prevenção, cuidados e atendimento clínico e cirúrgico em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), em domicílio e na Unidade de Atendimento Nestor Piva, além do Centro de Especialidades Odontológicas.

Segundo dados do Programa Saúde Bucal da SMS, de janeiro a setembro deste ano, já foram contabilizados 47.794 atendimentos de escovação supervisionada, feitos através de palestras educativas nas creches e Unidades de Ensino cadastradas no Programa Saúde na Escola (PSE), e 42.310 consultas odontológicas em pacientes que foram pela primeira vez ao dentista. As 65 equipes do programa também realizaram 3.305 visitas domiciliares nos últimos nove meses, totalizando 93.407 atendimentos.

As equipes de saúde bucal promovem regularmente orientações educativas e atendimentos odontológicos em todas as pessoas que estejam impossibilitadas de irem até a Unidade de Saúde ou mesmo em instituições religiosas e privadas. A coordenadora do programa municipal de Saúde Bucal, Iucema Santos, explica que, além das equipes, a SMS também disponibiliza duas unidades móveis.

"A saúde da nossa boca é parte integrante do funcionamento do corpo, pois através dela podemos identificar algumas doenças, como por exemplo, o diabetes. O nosso programa também disponibiliza o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Cemar do Augusto Franco, que realiza procedimentos cirúrgicos, diagnósticos bucais, tratamento de canal, periodontal (tratamento da gengiva) e atendimento a pacientes com necessidades especiais", explica.

Urgência Odontológica

Já para os casos de emergência, como dor aguda, hemorragias após cirurgias ou acidentes, infecções na gengiva e osso, traumatismos dentais, ósseos e de tecidos moles, reimplante dentário, redução de luxação da mandíbula (ATM), fraturas dentais, urgências da mucosa bucal e restauração de fraturas em dentes anteriores que comprometem o convívio social, a pessoa pode procurar a Urgência Odontológica da Unidade de Atendimento Nestor Piva, localizado na Av. Maranhão, zona Norte de Aracaju.

A coordenadora explica que o horário de atendimento da Urgência Odontológica do Nestor Piva é das 19h até as 7h do dia seguinte e durante 24horas aos sábados, domingos e feriados. Fora desses horários, o paciente deve procurar a sua USF no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta, para o atendimento odontológico.

Baseado na qualidade nos serviços ofertados, o Conselho Federal de Odontologia, no ano passado, destacou a capital sergipana como referencia nacional em prevenção e promoção da saúde bucal.

Câncer de Boca

Segundo a coordenadora do programa municipal, já estão sendo finalizados os preparativos da 2ª Semana de Câncer Bucal, que será realizada em todas as USFs no período de 17 a 21 de outubro, direcionada a toda a comunidade. Ela ainda complementa que na oportunidade serão realizados exames bucais para todas as faixas etárias.

O secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, explica que a união entre gestão municipal e equipes de saúde produzem esses resultados positivos e que o objetivo da SMS é ampliar ainda mais e qualificar os atendimentos e tratamentos.

"Pretendemos garantir uma rede de atenção engajada com os serviços essenciais à saúde bucal do aracajuano, assegurando, assim, a consulta, tratamento, recuperação e promoção à saúde, mantendo o foco em ações preventivas. O nosso maior objetivo é ver sorrisos saudáveis nos aracajuanos, porque o usuário do SUS merece o melhor", finaliza.