Diversas crianças e adolescentes que estudam na rede de ensino de Aracaju tiveram a oportunidade de participar, na última sexta-feira, da 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici), que segue com a exibição inédita de longas e curtas-metragens brasileiros e internacionais em versão dublada no Cinemark do Shopping Jardins. Esse evento integra a comemoração da Semana da Criança.
Nesta segunda-feira, 3, cerca de 500 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, Ministro Geraldo Barreto Sobral, José Antônio da Costa Melo, Zalda Gama e João Teles de Menezes deverão encher as salas de cinema. Aproximadamente 400 alunos já participaram das atividades do festival e a estimativa é de que mais de 1.500 estudantes distribuídos em 20 unidades de ensino também assistam aos filmes infantis e tenham acesso ao audiovisual.
Na primeira sessão do festival, o projeto 'O pequeno jornalista' contou com a contribuição da repórter de televisão Priscila Andrade que, após a sessão de cinema, desenvolveu um bate-papo com os estudantes sobre as práticas jornalísticas e o fazer Cinema. De acordo com a coordenadora do Fici, Deyse Rocha, esse festival é o único do país que atende exclusivamente o público infantil e contribui para democratização e difusão do audiovisual com a disponibilização de mais de seis mil ingressos gratuitos para instituições e estudantes de escolas públicas de Sergipe.
"A Secretaria Municipal da Educação (Semed) já é parceira de edições anteriores e sempre viabiliza o transporte. A novidade nesta edição é a participação da jornalista Priscila Andrade que discute com as crianças sobre o que elas viram na sala de cinema. Tivemos durante a festa de abertura exibição simultânea em nove salas do cinema, animação do público com palhaços, DJs e oficinas. Ao longo dessa semana, teremos inúmeras atividades para estudantes não só de Aracaju como do interior também", disse a coordenadora, revelando um pouco da programação.
Sessões infantis
Integrou a programação do primeiro dia de festival o filme 'Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar'. A animação japonesa, inspirada no filme 'A Pequena Sereia', de 1989, conta a história de uma peixinha que consegue escapar da vigia do seu pai, no fundo do mar, para conhecer o mundo da superfície. É quando ela conhece um menino de cinco anos, Susuke, que a salva de uma morte causada pela sujeira deixada pelos humanos nos oceanos. Eles acabam se apaixonando.
O Fici trouxe pela primeira vez a Aracaju o projeto 'Novo Jovens'. O filme 'Desenrola' foi o escolhido para a sessão. Na temática, a história da romântica Priscila, que se vê pela primeira vez sozinha em casa: a mãe viajou a trabalho e vai passar 20 dias fora. É neste curto espaço de tempo que sua vida passa por grandes mudanças. Os estudantes da Emef Manoel Bomfim foram contemplados com uma discussão proveitosa sobre sexualidade e gravidez na adolescência.
Inclusão social
Segundo a jornalista Priscila Andrade, é uma realização ver crianças de escolas públicas que nunca tiveram contato com cinema encantadas com a Sétima Arte. "O filme fala sobre a amizade, misturando realidade com fantasia. Acho fundamental a parceria do governo municipal e estadual em trazer as crianças para o cinema. É um passo importante para aproximar da sétima arte como também mostrar como o poder público é fundamental nessa parceria. As crianças precisam se identificar com isso", disse.
Para a professora polivalente, Tânia Rosário, da Emef Raquel Cortes, a inclusão social por meio do cinema é a porta de entrada para que estudantes de escolas públicas tenham novos contatos com a arte. "É a primeira vez que venho para o festival e os meninos estão deslumbrados. Em sala de aula, irei fazer um trabalho para avaliar essa nova experiência. Desde o início, a expectativa deles era muito grande", contou a professora.
Kitéria Cibele Campos, de 10 anos, e Márcio de Santana, de 12 anos, estudam a 3ª série na Emef Raquel Cortes e disseram ter gostado muito do filme. "Achei o filme interessante, principalmente quando o menino encontra o peixe. Já tinha vindo ao cinema algumas vezes e quero vir muito mais", disse a garota. "Nunca tinha vindo ao Cinema. Gostei muito do que vi, sala grande, escura e com uma imagem colorida. Já estou com vontade de assistir a outros filmes", contou Márcio.
Apoio
O Fici segue até o dia 9 de outubro em Aracaju. Incentivado pela Lei Rouanet, o festival tem patrocínio do BNDES, Petrobras, OI, McDonalds, Schin, Protex e Governo do Rio de Janeiro. A produção local é da Casa Curta-SE e conta com o apoio da Fundação Aperipê, Superlux, Portal Infonet, Shopping Jardins, Ativa Impressão Digital, loja Pinóquio e Fredd's Lanches, com produção da Copacabana Filmes e realização do Governo Federal.