Edvaldo empossa agentes redutores de danos

Agência Aracaju de Notícias
04/10/2011 12h17
Início > Notícias > Edvaldo empossa agentes redutores de danos

Retomando mais uma frente preventiva na área de educação de saúde, o prefeito Edvaldo Nogueira empossou 16 agentes redutores de danos na manhã desta terça, 4, em solenidade realizada no Hotel Mercure, na Orla de Atalaia.  Ao lado do vice-prefeito e secretário de Saúde, Silvio Santos, o prefeito Edvaldo ressaltou a importância da atuação dos agentes junto aos usuários de drogas e profissionais de sexo, conscientizando-os quanto aos cuidados necessários à preservação da vida.

"O objetivo dos agentes redutores de dano não é combater de forma direta as drogas  e a prostituição. A sua função é fazer uma abordagem com os usuários e aqueles que atuam na prostituição no sentido de orientar quanto ao contágio de doenças através do uso compartilhado de seringas, por exemplo, e também de doenças transmitidas sexualmente, agindo assim de forma preventiva. É  com grande satisfação que hoje retomamos as atividades do grupo de redução danos, de grande importância para a política municipal de saúde pública", afirmou o prefeito Edvaldo.

Ao destacar a característica imediatista da sociedade atual, o prefeito Edvaldo ressaltou que os resultados das atividades dos agentes redutores serão perceptíveis em longo prazo. "Isso porque se trabalha de forma preventiva, no início desencadeador de determinados danos que atingem a sociedade, a qual cabe ao Estado proteger. E essa é a nossa intenção ao agir com prevenção, cujos resultados somente serão verificados ao longo do tempo. A política de redução de danos é uma ação exitosa em outras localidades e tenho a confiança de que esses agentes farão um belo trabalho, dando à nossa cidade a alma que ela deve ter tal como nós humanos temos. A cidade não é somente de obras físicas, ela precisa também ter alma", disse Edvaldo, ressaltando o sentido de humanização da prevenção.

Treinamento

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sílvio Santos, os agentes redutores de danos serão capacitados e em 30 dias iniciarão suas atividades. "Eles participarão de um treinamento e em breve estarão nas ruas atuando na orientação de usuários de drogas e daqueles que se prostituem. O objetivo é minimizar os danos, portanto, orientar o uso de preservativos, assim como instrumentos descartáveis no uso de drogas, de forma a evitar a transmissão de doenças. Essa é uma retomada de uma frente preventiva que tem tido êxito tanto aqui como em outras cidades, onde são desenvolvidas", declarou o secretário.

Com 12 anos de experiência como agente redutor de danos, Aline dos Santos Soares, destacou a amplitude do trabalho que busca despertar no usuário de droga a necessidade de cuidar da própria saúde. "Quando falamos em redução de danos precisamos pensar na sua atuação com usuários não só de crack, mas também  de cocaína, maconha e álcool. Quantos acidentes são causados por conta do uso de álcool? É na prevenção que atuaremos, buscando conscientizar cada um da sua condição de cidadão e da necessidade de cuidar da própria saúde, fazendo escolhas que beneficiem a sua saúde", disse Aline.

Parceria

Aproveitando a presença da presidente da Fundação Municipal de Trabalho, Telma Pimentel, na solenidade, o prefeito Edvaldo Nogueira pediu a viabilização de uma parceria entre a SMS, Semasc e Fundat, na reinserção dos usuários de drogas no mercado de trabalho. "Temos o agente redutor atuante na prevenção e o Caps AD no tratamento. Seria importante que a Fundat, dando continuidad´a esse trabalho, realizasse cursos para esses usuários atendidos pelos Caps AD para que eles pudessem retornar ao mercado, possibilitando a empregabilidade dessas pessoas", disse o prefeito.

Para Aline, a solicitação feita pelo prefeito Edvaldo é de grande importância para o alcance de resultados positivos. "É necessário lembrar que agentes não são a salvação do combate à drogas, buscamos minimizar os seus danos e isso com a contribuição do usuário que precisa  querer se cuidar. Com isso, havendo o tratamento, e para que este seja eficaz, imprescindível a possibilidade de inserção no mercado de trabalho. Sendo firmada essa parceria, será de grande valia para os usuários", afirmou.

Presenças

Participaram da solenidade de posse dos agentes redutores de danos, o secretário adjunto de saúde do Estado, Jorge Viana; o consultor da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, Tadeu de Paula; o presidente da Associação Brasileira de Redutoras e Redutores de Danos (Aborda), Domiciano Siqueira; o coordenador de Estratégias da Redução de Danos em Aracaju, Wagner Mendonça; o secretário de Comunicação, Marcos Cardoso; além de funcionários e usuários do Caps AD Primavera.