Fundat capacita novos cabeleireiros

Agência Aracaju de Notícias
04/10/2011 16h02
Início > Notícias > Fundat capacita novos cabeleireiros

Foi com muita emoção, alegria e lágrimas de satisfação que, nesta segunda-feira, 3, o curso de cabeleireiro da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) entregou certificados para 24 pessoas que, a partir de agora, estão capacitadas para trabalhar como profissionais da beleza no mercado de trabalho sergipano. O curso, que durou 45 dias, gerou nos alunos expectativas de novas oportunidades no mercado de trabalho e aumento da renda dos futuros profissionais.

"Desde a minha adolescência eu tinha vontade de ser cabeleireira e a Fundat me proporcionou a realização de mais um sonho. Agora pretendo exercer a profissão na minha própria casa e poder ajudar a minha família. O curso abriu novas portas para mim", conta dona Vilma Menezes, 67 anos, apelidada carinhosamente de ‘Vovó' pelas colegas de turma. No curso as alunas aprendem diversos tipos de cortes de cabelos, fazer hidratação, cauterização, escova e diferentes penteados.

Segundo a coordenadora de Qualificação Profissional da Fundat, Camila Dantas, para exercer a profissão de cabeleireiro é preciso ter aptidão, dom e um olhar diferenciado, já que ela lida diretamente com a autoestima dos clientes. Para que os alunos tenham uma noção melhor disso, eles também têm aulas de relações humanas, para que aprendam a lidar melhor com a clientela.

"As aulas de relações humanas são importantes para as pessoas que entram no mercado de trabalho e precisarão ter um contato direto com as pessoas. Além disso, temos aulas no início de cada turma, pois é uma forma de facilitar a interação entre eles", explica a professora de Relações Humanas, Darcila Teles.

Resultados

Assim que o curso finalizou, Marilma Bispo já alcançou seu objetivo. Ao entrar no curso, ela não esperava gostar tanto e os resultados aparecerem tão rápido. "Já abri meu salão e estou muito ansiosa para colocar em prática tudo que aprendi", conta Marilma, que já trabalhou como gerente de um salão durante três anos, mas tinha o desejo de ter o seu próprio empreendimento.

De acordo com a professora do curso, Arleide Sousa, é gratificante ver as alunas trabalhando e abrindo o próprio negócio. "Ver que eu pude incentivar pessoas, que não tinham conhecimento de cabeleireiro, a se inserirem no mercado de trabalho e melhorarem sua vida é muito bom. Para mim não existe melhor profissão do que trabalhar com a beleza", declara.

Informações

A Fundat também oferecerá outros cursos profissionalizantes ligados à beleza, como manicure, maquiagem, depilação e pedicure. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3179-1331 ou na sede da Fundat, localizada na Rua Pacatuba, nº 104, Centro.