CCZ alerta para o surgimento de escorpiões

Agência Aracaju de Notícias
18/10/2011 09h17
Início > Notícias > CCZ alerta para o surgimento de escorpiões

A temperatura elevada já anuncia a chegada da estação mais quente e esperada do ano: o verão. Mas não é somente de sol, praia, água fresca e diversão que se vive durante os dias efervescentes. O período é também de grande alerta para a presença dos escorpiões em locais úmidos, por isso o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) destaca a necessidade de cuidados domésticos essenciais para evitar acidentes envolvendo o animal peçonhento, temido pela sua picada e veneno.

Segundo o coordenador do CCZ, Paulo Thiago dos Santos, alguns hábitos devem ser tomados pelo cidadão no combate ao escorpião em suas residências. “Evitar o acúmulo de entulhos, restos materiais de construção, móveis antigos, e colocar telas nos ralos são medidas que contribuem para a não presença de escorpiões nas casas. Além disso, é ideal também não deixar toalhas próximas às paredes, pois os escorpiões buscam locais úmidos, e quando possível rebocar as paredes, visto que eles se escondem nos buracos”, alertou Paulo.

De janeiro a setembro deste ano, já foram notificados pelo CCZ mais de 300 casos de presença de escorpiões da espécie Tityus stigmurus na capital sergipana. Segundo Paulo, a picada da citada espécie não é letal, mas provoca dor e inchação. “Aqui ainda não encontramos o escorpião, cujo veneno causa a morte, apenas o da espécie Tityus stigmurus que causa mal estar à vítima. Por isso, em caso de picada é essencial o indivíduo manter a calma, lavar o ferimento com água e sabão e dirigir-se ao posto médico mais próximo. Também é preciso entrar em contato com CCZ para que possamos enviar o agente para realizar a vistoria e orientar os moradores”, explicou o coordenador do CCZ.

Outros cuidados

Os escorpiões têm como habitat natural os locais sombreados, escuros e de preferência úmidos, e na cadeia alimentar ocupam a posição de predadores de insetos. Por conta disso, também é preciso ficar atento à presença de baratas, realizando dedetizações com frequência nas residências. “Os escorpiões saem à noite para se alimentar e os insetos, a exemplo das baratas, são suas presas. Combater a presença do seu alimento, permitirá afastar o escorpião das casas”, disse Paulo.

Na ocorrência de escorpiões em suas casas ou vizinhança, o cidadão deve entrar em contato com CCZ e realizar a notificação através do telefone é (79) 3179-3565.