PMA faz mutirão do CadÚnico no Mosqueiro

Família e Assistência Social
05/10/2011 12h03
Início > Noticias > 47739

A Prefeitura Municipal de Aracaju levou nesta quarta-feira, 5, aos moradores do povoado Mosqueiro, zona de Expansão, o mutirão do Cadastro Único (CadÚnico). A ação teve início às 8h e deve seguir até às 17h, quando cerca de 100 pessoas terão sido atendidas nos serviços de recadastramento e inclusão de novas famílias no Cadastro Único.

Dez cadastradores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) estão atuando no mutirão, que está sendo realizado na Unidade Sócio Educativa (USE) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Antônio Valença, com sede no conjunto Augusto Franco. Quem não for atendido nesta quarta-feira, não ficará sem os serviços. "Estamos agendando novos atendimentos para esta semana", garantiu a coordenadora do Cras Antônio Valença, Vilna Andrade, informando que a maioria das pessoas que foram ao mutirão já são inscritas no CadÚnico.

Valdirene Santos Menezes, 27 anos, já é inscrita no cadastro e beneficiária do Programa Bolsa Família. "Sei que o prazo de recadastramento do benefício termina no final do mês, portanto aproveitei essa oportunidade para atualizar as minhas informações cadastrais. Assim, não perco o Bolsa Família", disse ela.

Para ter acesso ao benefício do Bolsa Família, Josilde Acélio da Conceição, 26 anos, foi pela primeira vez em busca da inclusão no Cadastro Único. "Não vim antes porque somente agora é que estou precisando de ajuda para criar o meu filho", declarou.

Os cadastros novos são encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que concede o benefício do Bolsa Família automaticamente, quando o cadastrado atende os critérios do programa: renda per capita de R$ 70,00 para o benefício básico, cartão de vacinação das crianças em dia e frequência escolar regular dos filhos.

Cadastro Único

O Cadastro Único é a porta de entrada para as famílias terem acesso aos programas, projetos, serviços e benefícios concedidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Nos 15 Cras de Aracaju, a Prefeitura de Aracaju, através da secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) oferece os programas Bolsa Família, de Atendimento Integral às Famílias (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos, cursos de qualificação e benefícios eventuais.