SMS encerra comemorações do Dia do Idoso em asilo

Saúde
06/10/2011 09h28
Início > Noticias > 47755

Uma tarde diferente foi proporcionada no Lar Nossa Senhora da Conceição (Same), localizado no bairro Industrial, zona Norte de Aracaju, nesta quarta-feira, 5, pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A programação, promovida pelo Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem em parceria com a Coordenação de Promoção à Saúde, marca o encerramento das comemorações ao Dia do Idoso em nossa cidade.

A SMS levou para o Same, que atende 52 idosos, uma programação recheada de atividades que envolveram desde os funcionários da instituição até os mais velhos moradores do asilo. Às 15h, o Grupo de Convivência da Unidade de Saúde da Família (USF) Sinhazinha, chamado Corpo de Sinhá, começou a apresentação musical e dançante para o público, seguido por uma conversa iniciada pelo coordenador do programa municipal, Fabrício Almeida, que comentou sobre temas inerentes à idade.

"Conversamos aqui sobre o câncer de boca, prevenção de quedas nos diversos lugares, tabagismo, alimentação saudável e como denunciar os casos de violência, onde apresentei o programa municipal Salve Idoso. Foi muito divertido vê-los participando e contando as experiências", disse Fabrício.

Fabrício também comenta que esta atividade com os idosos visa despertar e alertar a consciência da sociedade aracajuana que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está envelhecendo cada vez mais. "Eu adoro trabalhar com os idosos e o objetivo do nosso programa municipal é desenvolver ações que preparem os cidadãos aracajuanos para o envelhecimento saudável. Precisamos, enquanto sociedade, nos prevenir desde agora e também fazer a nossa parte, que é lembrar e valorizar os idosos que estão nos asilos. Estou amando passar esta tarde aqui", ressalta.

Após a conversa foi a vez dos idosos se envolverem num bingo que sorteio diversos prêmios, como toalhas de banho, hits de higiene, porta-retrato, maquiagem, bolsas, entre outros artigos.