Prefeitura reforma monumento do bairro Atalaia

Infraestrutura
06/10/2011 12h00
Início > Noticias > 47756

Nesta semana, equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) da Prefeitura de Aracaju iniciaram a reforma do monumento em homenagem ao prêmio 'Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil 2005' (ODM Brasil 2005). Localizado na rótula do terminal zona Sul, o prêmio foi entregue à administração municipal em homenagem às ações realizadas dentro do projeto de reurbanização da Coroa do Meio.

Na tarde desta terça-feira, 4, as equipes da Emurb retiraram a estrutura de ferro, que é uma réplica do troféu, para realização de reparos. Por estar próximo ao litoral e, por conseguinte, exposto à maresia, o monumento apresentava oxidações em vários pontos. Na revitalização do marco estão sendo investidos cerca de R$ 15,8 mil. A previsão é de que os reparos sejam concluídos até o final deste mês.

De acordo com o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, além dos reparos, o órgão vai realizar um tratamento na estrutura para torná-la mais resistente à maresia. "Aquele monumento é um marco para o trabalho realizado pela Prefeitura de Aracaju nessa última década. Embora esteja localizada nas proximidades do litoral, estamos estudando também uma forma de garantir que a peça não se oxide com facilidade", destaca o engenheiro.

Prêmio

Concedido pelo Governo Federal juntamente com a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Movimento Nacional Pela Cidadania e Solidariedade, o monumento é um marco que registra o sucesso do projeto Moradia Cidadã, que retirou centenas de famílias de habitações precárias na maré do Apicum no bairro Coroa do Meio.