Curso de culinária prepara cidadãos para o mercado

Formação para o Trabalho
07/10/2011 09h47
Início > Notícias > Curso de culinária prepara cidadãos para o mercado

Aqueles que se profissionalizam na área de culinária têm à sua frente um mercado promissor, tanto para desempenhar a profissão em restaurantes e similares ou ainda, iniciar o seu negócio. É com base nesses resultados que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), continua investindo na capacitação de cidadãos, a exemplo do curso de culinária que está acontecendo na Unidade de Qualificação Profissional do bairro Porto D'anta.

São 25 alunos que diariamente estão buscando o conhecimento e, consequentemente, a capacitação. O curso tem início com aulas de relações interpessoais, e segue com os aprendizados práticos da culinária. São três horas diárias de curso, de segunda a sexta-feira, no período da tarde. O treinamento termina no dia 20 de outubro. "Defendo que só se aprende fazendo", esclarece a instrutora do curso, Rosalina Sampaio. "É gratificante me encontrar com ex-alunos e saber que estão no mercado de trabalho", completa.

Robson Silva Santana, 39 anos, é o único homem da turma. Residente no bairro Porto D'anta, explica que, por enquanto, cria animais e cultiva hortaliças no fundo do quintal para obter renda. "Vi uma reportagem que ser culinarista é uma profissão rentável e que existe uma escassez de bons profissionais. Fiquei interessado e procurei a unidade/escola da Fundat. Fiz a minha inscrição e aqui estou eu, contando os dias para receber o meu certificado e trabalhar numa área que gosto muito", comenta.

Rosangela dos Santos Freitas, 31 anos, conta que está impossibilitada de trabalhar fora porque precisa cuidar de seu filho. "É impossível desempenhar uma atividade longe de casa, daí a ideia em me tornar culinarista, confeccionar os produtos em casa e revendê-los", esclarece.

Taroweels Santos, 23 anos, é mãe de um filho e reside no bairro Industrial. Segundo ela, fez o curso de doces e salgados por meio da Fundat e que agora está no curso de culinária. "Já estou ganhando dinheiro fazendo doces e salgados. Agora, com o aprendizado em culinária, pretendo expandir a minha atuação e, consequentemente, ganhar mais dinheiro", disse.