Durante o encerramento do ciclo de audiências públicas do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Aracaju, que aconteceu na última sexta-feira, 7, no auditório da OAB, a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Dantas Passos, ressaltou as ações do órgão em relação ao tema 'Equipamentos Públicos'. Lucimara abordou na palestra os espaços públicos como os mercados, cemitérios, sanitários públicos e praças.
Sobre os mercados, a presidente da Emsurb afirmou que no bairro Augusto Franco o projeto de reforma da área de feirantes já está em fase de licitação e captação de recursos. "Neste projeto teremos uma nova concepção de proposta em que o mercado deverá absorver a feira livre. Será um projeto funcional, na qual respeitaremos a cultura da cidade", ressalta.
Em relação aos sanitários públicos, Lucimara registrou que a Emsurb administra quatro locais (Praça Dom José Thomaz, Orlinha do Bairro Industrial, Praça Tobias Barreto e Travessa Deusdeth Fontes), mas o grande problema ainda são os atos de vandalismo. "Diariamente são realizados serviços de limpeza e reparos de manutenção, que são constantes devido ao mau uso. Fazemos reformas e em menos de um mês pias e torneiras já estão quebradas", desabafou.
Outro equipamento público de grande interesse da população e de manutenção diária, realizada pela Emsurb, são as praças públicas. "Esses espaços são verdadeiras áreas de convívio e de lazer para as famílias, crianças, jovens e adultos. Os equipamentos instalados em praças, tais como, quiosques de lanches e bancas de revistas, estão tendo seu número reduzido. As novas praças já não contemplam estes tipos de equipamentos, pois são concebidas como espaços exclusivamente de lazer", enfatiza a presidente da Emsurb.
Lucimara ainda falou da importância do Parque da Sementeira para a cidade de Aracaju. "É um equipamento público essencial para a cidade. Sabemos do empenho dos funcionários do parque para manter o local agradável para público e o resultado disso é um local que a cada dia está mais frequentado. Sempre temos pedidos de eventos, visitas de escolas, entre outras coisas que eleva a importância da Sementeira", acrescenta.
Presenças
Presidida pela vereadora Miriam Ribeiro, relatora do projeto de revisão do Plano Diretor, a audiência pública foi prestigiada pelos vereadores Juvêncio Oliveira, Simone Gois, Rosangela Santana e Robson Viana. Também marcaram presença no debate os secretários municipais Bosco Rollemberg (Semasc), Dulcival Santana (Seplan) e Antônio Bittencourt (Educação), além da presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Telma Pimentel, do superintendente da Caixa Econômica Federal, Luciano Pimentel, e lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil organizada.