O prefeito Edvaldo Nogueira foi vistoriar de perto o andamento das obras da primeira etapa do projeto de macrodrenagem da Zona de Expansão, nessa segunda-feira, 10. Logo nas primeiras horas da manhã, Edvaldo já observava a construção do canal, localizado entre a Maré do Apicum e a Avenida Hildete Falcão, no bairro Atalaia, que está sendo ampliado com a instalação de três corredores de concreto para dar maior fluidez às águas advindas dos futuros canais do Beira Mar e do Costa do Sol.
A obra, orçada em R$ 4,1 milhões, em parceria com o Governo Federal, tem o objetivo de erradicar os problemas de alagamento enfrentados pelos moradores da Zona de Expansão da capital.
"É uma obra grandiosa e resolverá um problema histórico porque passam os moradores da zona de expansão. Depois dessa primeira etapa, daremos continuidade ao projeto de construção dos canais Costa do Sol e Beira Mar, garantindo à população uma melhor qualidade de vida, através da resolução de problemas estruturais dessa parte da cidade", explica Edvaldo.
Andamento
Diariamente, cerca de 50 funcionários realizam o processo de colocação das peças pré-moldadas de concreto, cada uma pesando sete toneladas, que, naquele trecho, formam uma galeria de três bocas que desembocam na Maré do Apicum. De acordo com Paulo Costa, diretor de Obras da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), até fevereiro de 2012, deverão estar encerradas as obras da primeira etapa do canal.
"Por alguns momentos, tivemos que desacelerar o andamento das obras, já que por essa área passa alguns cabeamentos telefônicos e tubulações de água que não poderiam ser cortados de forma imprudente. Dessa maneira, tivemos que reajustar os procedimentos para evitar a ocorrência de transtornos e prejuízos no fornecimento de serviços essenciais aos moradores vizinhos à obra", explica Paulo.
Dividida em três etapas, a segunda parte da obra prevê a continuação da galeria, com duas bocas, no canal localizado na Avenida Hildete Falcão. A obra será concluída com a construção dos Canais Costa do Sol e Beira Mar.
"A construção e ampliação desses dois canais iniciais poderão suportar a vazão das águas provenientes dos canais Costa do Sol e Beira Mar que, aliás, já estão com os recursos assegurados pelo Ministério da Cidade. Agora, começamos a providenciar e preparar o processo de licitação dos materiais utilizados nos canais definitivos", afirma o diretor da Emurb.
Trânsito
A previsão é que até a próxima sexta-feira, 14, o trânsito no sentido Centro da Cidade-Orla de Atalaia seja liberado, a partir da desobstrução da Avenida Antônio Alves, onde está situado o Restaurante Miguel. Na opinião de Paulo Costa, mesmo com os inconvenientes durante o processo de execução, os benefícios gerados pela obra sempre serão lembrados pela população. "Não há como evitar os atuais incômodos, mas o objetivo final da obra trará um imenso conforto para uma questão antiga e bastante problemática enfrentada pelos moradores dos conjuntos Beira Mar, Costa do Sol, Atalaia Sul, além de residenciais em torno da área do Aeroporto", conclui.
Presença
A visita técnica contou com a presença de alguns membros do secretariado municipal, como Dulcival Santana (Seplan), Osvaldo Nascimento (Emurb), Marcos Cardoso (Secom), Jeferson Dantas (Sefin), além do vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos.