Novas placas estão sendo implantadas sem custos para o município

Infraestrutura
10/10/2011 12h36
Início > Notícias > Novas placas estão sendo implantadas sem custos para o município

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está iniciando a implantação das novas placas de identificação nos logradouros da cidade. A iniciativa, que será custeada pela empresa vencedora da licitação, tem prazo para execução de 5 anos.

Nesse tipo de licitação, chamada de cessão pública para uso de espaço público, a empresa vencedora do processo custeia toda a implantação dos conjuntos sinalizadores, que incluem os de parede e os de haste. Em contrapartida, a instituição adquire o direito de exploração do espaço com publicidade.

No contrato firmado com a empresa Metrópoles Empreendimentos e Construções Ltda, vencedora da licitação, coube à Emurb a responsabilidade pela fiscalização da execução do projeto. No total, a Metrópoles vai investir na implantação dos novos conjuntos de identificação de vias cerca de R$ 2,8 milhões.

Iniciado em agosto deste ano, o projeto já instalou mais de 100 placas de identificação com nome da rua, bairro e CEP. A novidade é que as novas placas contêm também os nomes adotados pela sabedoria popular, além de possuir um novo layout, que trará o nome da rua em destaque, em letras maiores, facilitando a visualização do endereço.  

Benefícios

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, a iniciativa vai facilitar a identificação de vias da cidade, sem onerar os cofres públicos. "Esse tipo de contrato só traz benefícios para o município, que além de não ter de custear a execução, nem a compra dos materiais, recebeu da empresa vencedora da licitação o valor de outorga de 31 mil, quantia paga pela concessão", destaca o engenheiro.

Novas placas

O material utilizado na confecção das placas é uma mistura bastante resistente, feita a partir de aço galvanizado e polionda, um tipo de plástico.  Em média, a durabilidade das placas é de 10 anos. Além disso, o material utilizado na fabricação dos itens sinalizadores atende às determinações ambientais.