A Prefeitura Municipal de Aracaju promove uma manhã especial para 875 crianças, de 6 a 15 anos, assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nesta quarta-feira, 12, Dia da Criança. A partir das 7h30, elas serão acolhidas pelos Cras e transportadas para a Orla de Atalaia, onde passarão horas inteiramente dedicadas à brincadeira, à diversão, à alegria e ao fortalecimento de vínculos familiar e comunitário, no Dia de Todas as Crianças, evento organizado pelo Governo do Estado.
As crianças contarão com jogos como dama, dominó, xadrez, jogo de argola, bambolê, competições de queimado, voleibol e futsal, brinquedos infláveis do tipo cama elástica, piscina de bolinhas, futebol de sabão, touro mecânico, pula-pula, além de cinema 6D e tobogã, segundo a gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Elze Barreto.
As crianças também poderão participar de oficinas culturais de biscuit, papel e pipas, mosaicos, jogos educativos, tabuleiro gigante, cordel, argila e reciclagem. No mundo mágico cultural que estará disponível, as crianças poderão desfrutar da biblioteca infantil, mostras informativas sobre o patrimônio cultural sergipano e visita guiada com exposição de objetos relacionados aos sergipanos ilustres.
"Estamos levando nossas crianças à Orla, onde, em parceria com o governo do Estado, estaremos promovendo uma grande festa para o público infantil. Com estas atividades, estaremos desenvolvendo a autoestima das crianças e adolescentes, proporcionando-lhes um momento de integração comunitária e o convívio com crianças e adolescentes de outras comunidades e do interior sergipano", declarou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.
Família
Como todo trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania é centrado na família, o passeio à Orla foi aberto a todas as mães e, aquelas que aceitaram o convite, poderão levar seus demais filhos. "A presença das mães visa o fortalecimento do vínculo familiar", enfatizou Bosco Rolemberg, informando que todas as 875 crianças e adolescentes ganharão uma sacola de lanche que, depois de esvaziada, serão transformadas em brinquedos. A sacolinha das meninas se tornará um morango, enquanto a dos meninos vai virar uma bola de futebol.
Segurança
Um dos itens da logística que mais mereceu a atenção da Semasc foi a segurança. Como estratégia para garantir o bem estar de todos, ficou definido que cada um dos 64 profissionais que estarão na Orla, ficará responsável por um grupo de 12 crianças e adolescentes.