SEPP e Fundat comemoram Dia das Crianças

Sempi
13/10/2011 14h38
Início > Noticias > 47841

Durante as comemorações do Dia das Crianças nesta quarta, 12, um dos destaques da programação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) foi o estande organizado pela Secretaria Municipal de Participação Popular (SEPP). Montado na Orla de Atalaia, onde, em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, foi promovido o 'Dia de Todas as Crianças', o espaço atraiu centenas de meninos e meninas interessados em desenvolver e expor sua criatividade.

O trecho que vai dos arcos à Passarela dos Caranguejos esteve repleto de crianças desde às 9h da manhã, quando foi iniciada a programação. Brincadeiras, mostras informativas, exposições, ações educativas e diversas atividades culturais foram promovidas de maneira integrada por diversos órgãos estaduais e municipais. No estande da SEPP foi criado um ambiente que uniu diversão e criatividade. Ali os garotos foram incentivados a fazer um retrato da cidade através de desenhos e redações.

Além da criação, o estande também estimulou o sentimento de orgulho da criançada através de uma galeria construída no local para exposição dos trabalhos produzidos. Segundo Priscila Brasil, coordenadora de Movimentos Sociais e Orçamento Participativo da SEPP, o que chamou a atenção durante o evento foi a magia e a felicidade reveladas nos rostos de cada criança presente.

“A importância de trabalhos como esse está na evidência de que o desenho é um dos primeiros meios de expressão e comunicação do homem. A expressão dos sentimentos no mundo material possibilitado pela arte tem uma importância inegável, não só para as crianças quanto para adultos”, afirma a coordenadora. “Além de ser um espaço de estímulo à arte, o estande também foi marcado por muita alegria e diversão”, comemora Priscila Brasil.

"Ainda que divertir a criançada fosse um dos nossos grandes interesses, nosso maior objetivo era cultivar sementes de cidadania através da expressão criativa oportunizada pelos desenhos", afirma o secretário municipal de Participação Popular, Rômulo Rodrigues. “A participação no evento reafirma o nosso empenho com a promoção de atividades lúdicas, cidadãs e pedagógicas durante as comemorações do dia das crianças, que é um compromisso que sempre esteve no calendário da secretaria”, conclui.

Fundat

A Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) deu a sua parcela de contribuição ao evento, levando instrutoras que ministram aulas na área de artesanato. As crianças usaram a imaginação e criaram peças em biscuit e EVA. O estande da fundação esteve repleto de crianças e acompanhantes. A cada peça montada, um sorriso de satisfação pela descoberta da criação. A artesã Agda Maria de Oliveira Vieira, confeccionou com as crianças diversos tipos de máscaras em EVA. "É gratificante ensinar brincando e vendo o resultado e a felicidade deles", lembra.

A dona de casa Maria de Fátima Santos levou a sua filha Brenda, de seis anos, para aproveitar a festa. "Foi um dia diferente. A minha filha se divertiu muito fazendo biscuit e ainda levou para casa presilhas para o cabelo, máscaras e palhacinhos", esclarece.

A estudante Haylin Francisca Cavalcante, sete anos, também participou das oficinas no estande da Fundat. "Fiz uma máscara bem fashion e também arranjos para o meu cabelo. As tias fizeram a gente se divertir muito. Foi legal e quero mais no próximo ano", planeja.