Com intuito de promover conscientização e educação para o trânsito entre os condutores do futuro, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) promoverá na manhã desta sexta-feira, 14, a campanha 'Pintando a Faixa'. Desta vez, os alunos do Jardim de Infância Estadual Augusto Maynard, localizado no Centro, terão a oportunidade de aprender mais sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. A ação será realizada no período da manhã, a partir das 8h.
Para a atividade, a Rua Dom José Thomaz, que dá acesso a escola, será parcialmente fechada das 7h30 às 9h30, para que os alunos possam desfrutar com tranquilidade do espaço urbano. "Esta é uma ação inovadora do departamento de Educação para o Trânsito da SMTT. A nossa experiência mostra que as crianças são grandes aliadas no processo de conscientização dos pais sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. Realizar ações deste tipo é garantir para a nossa cidade um futuro melhor, no qual o respeito a vida será priorizado", declarou o gestor da SMTT Antônio Samarone.
Respeito
Em vigor no Brasil desde 1997, a lei que obriga o motorista a dar preferência ao pedestre na hora de atravessar a rua ainda não é devidamente respeitada. Para mudar este quadro, além de trabalhar com as crianças a questão da segurança viária, a partir do respeito à faixa, a SMTT também investe na conscientização dos atuais condutores e pedestres. Prova disso, é a presença nas ruas da capital de cinquenta orientadores de trânsito, que desde julho, atuam em pontos estratégicos da cidade, organizando o fluxo de veículos e pedestres para que todos possam fazer seus trajeto de forma segura.
Um dos locais de atuação dos orientadores de trânsito é a Avenida Adélia Franco, em uma faixa próxima a um grande supermercado, onde o movimento de veículos e pedestres é intenso. A professora Marluce Nascimento sempre passa pelo local e diz que a presença dos orientadores na região melhorou muito a conduta dos motoristas. "Foi uma idéia muito boa a dos orientadores de trânsito, pois antes demorávamos muito para conseguir atravessar neste trecho, ninguém respeitava a faixa. Para o idoso era pior ainda, muitas vezes precisava da ajuda de outras pessoas para conseguir fazer algo que teoricamente deveria ser simples, se houvesse respeito. Além disso, diminui o número de acidentes", visualizou.
O motorista José Augusto também aprova a atuação dos orientadores de trânsito. "Acho válido o trabalho que vem sendo desenvolvido pela SMTT. Eu sou motorista e diariamente vejo o que a falta de respeito, não só a faixa, mas as lei de trânsito em geral, tem causado: morte e violência. É obrigação do condutor respeitar o pedestre", destacou
Autuação
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seus artigos 6122 e 6130, determina que o pedestre que atravessa a via sobre a faixa tem prioridade na passagem. Em locais onde existem semáforos de passagem, deve ser dada a preferência ao pedestre que não tenha concluido a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.
Nos últimos dois meses os Agentes de Trânsito da SMTT lavraram 766 autos de infração, com base nos artigos 6122 e 6130 do CTB. "Este é o número do desrespeito a vida de pedestres, não devemos fechar os olhos para isso. Não podemos manter a idéia de que os motoristas estão fazendo um favor ao pedestre quando param na faixa, eles estão fazendo a sua obrigação que é cumprir e respeitar as normas do trânsito", pontuou o diretor de trânsito da capital Major Paulo Paiva.
O superintendente Antônio Samarone é enfático ao declarar que quem não respeita a faixa pela educação, vai respeitar pela lei. "O condutor que ignora a faixa de pedestres deve ser punido conforme determinado no Código de Trânsito Brasileiro. O trânsito é formado por pessoas e respeitar as leis de trânsito, é respeitar o próximo, a vida. Estamos construindo cidadania para alcançarmos o modelo de mobilidade urbana que tanto almejamos para a nossa cidade", coloca
Infração
De acordo com o CTB, o condutor que ultrapassa a faixa quando o pedestre está em travessia comete infração gravíssima, sendo punido com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 191. Aquele que para sobre a faixa de pedestre comete infração média: quatro pontos na carteira e multa de R$ 85.