'Roda de Conversa sobre a Saúde do Homem'. Este é o nome do mais novo projeto que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai levar para todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju, com o objetivo da prevenção e promoção à saúde do trabalhador. A USF Manoel de Souza de Pereira, localizada no conjunto Sol Nascente, zona Sul da capital, foi a primeira Unidade a receber o projeto na tarde desta quinta-feira, 13.
O projeto tem como base conversar com os profissionais da saúde, dos diferentes setores de uma Unidade, sobre como eles observam as características do homem e sua saúde, a fim de treiná-los na realização de campanhas voltadas à prevenção das doenças, promoção à saúde e, por consequência, mais qualidade de vida para o cidadão. O coordenador do programa Saúde do Homem, Fabrício Almeida, explica que o projeto vai começar dentro das USF e depois será expandido para toda a gestão municipal.
"Pretendemos estimular a reflexão do processo de trabalho das equipes de Saúde da Família sobre a Saúde do Homem, possibilitando uma maior inserção masculina nas ações de promoção à saúde. Por isso escolhemos um modo diferente de falar com os profissionais sobre as diferentes concepções acerca do homem, aproveitando a estratégia do bate papo informal, do áudio visual e do lúdico para singularizar o tema", relata o coordenador.
Rodas de Conversa
A aula começou com uma dinâmica de movimento feita pelo coordenador do Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica (Nagepi) da SMS, Murilo Brito, que funcionou como um 'quebra gelo' da roda de conversa e também para os funcionários interagirem com o assunto que seria debatido logo após. Ele comenta que o projeto é muito interessante, pois vai atender as expectativas locais da comunidade. "Experiências simples como essa fazem toda a diferença, não tenho dúvidas que continuará sendo um sucesso!", disse.
Logo após, o coordenador Fabrício Almeida começou um debate com os profissionais para saber qual a opinião deles sobre as características dos homens do conjunto Sol Nascente, as características da saúde e as possíveis soluções para levar uma melhor qualidade de vida para os homens. O agente comunitário, Maxuel Oliveira, avalia que o momento é muito importante para debater o assunto.
"Um projeto que vai enfrentar muitos tabus, pois ainda o machismo é muito forte em nossa sociedade, mas esse projeto é de extrema importância para impactar a saúde da comunidade como um todo. O mais legal também é que a roda de conversa visa trabalhar com as comunidades locais", ressalta o profissional.
O secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, afirma que os homens são um dos importantes pilares dentro da comunidade aracajuana e da gestão municipal. "Por isso, mais do que nunca, essa parcela da sociedade precisa se cuidar e adotar práticas saudáveis de saúde, como uma alimentação balanceada, não fumar e evitar bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos e visitar regulamente a USF para realização de exames. Os homens também precisam cuidar da saúde e estamos ampliando esse olhar tanto para diagnóstico quanto para tratamento das doenças masculinas", afirma.