PMA faz busca ativa para inclusão no CadÚnico

Família e Assistência Social
14/10/2011 09h38
Início > Noticias > 47849

A Prefeitura Municipal de Aracaju inicia neste sábado, 15, o trabalho de busca ativa das famílias que estão fora do Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada para o acesso aos programas, benefícios e projetos na área da Assistência Social. O foco principal da busca ativa são as famílias que possuem renda per capita de até R$ 70,00 e que formam o público-alvo do Plano Aracaju Sem Miséria, que tem como objetivo erradicar a extrema pobreza na cidade de Aracaju.

A busca ativa será realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) e começa pelo bairro Santa Maria, área de maior concentração de pobreza da capital. O Centro de Integração Raio de Sol, instituição que atende pessoas com deficiência, cedeu o seu espaço físico para a instalação dos equipamentos necessários para a realização do cadastramento.

A busca contará com uma equipe de 40 pessoas, divididas em cadastradores e visitadores sociais. Este último irá efetuar a busca ativa, de casa em casa, orientando as famílias sobre os programas sociais disponibilizados pela prefeitura. Detectadas as famílias que não estão incluídas no CadÚnico, estas serão encaminhadas ao Raio de Sol para o cadastramento.

"Segundo o IBGE, 18 mil pessoas vivem em extrema pobreza em Aracaju. Por isso, vamos de porta em porta, em busca dessas famílias, com o objetivo de ajudá-las, de levar-lhes os benefícios a que têm direito", disse o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, que estará no comando da busca ativa.

Agendamento

Segundo a Coordenadora de Proteção Social Básica, Yolanda de Oliveira, a expectativa é de que cerca de 200 famílias sejam atendidas no período das 8 horas às 16 horas deste sábado. Ela enfatiza que essa busca serve para o cadastramento como também para a atualização dos dados cadastrais. Um carro de som está circulando no bairro para informar a população sobre o evento e orientar sobre a documentação necessária para efetuar o cadastro. As famílias que não conseguirem se cadastrar no sábado por falta de documentos, poderão agendar para posterior cadastramento no Cras do Santa Maria.

Busca ativa

A busca ativa acontecerá nas comunidades que possuem uma maior concentração de famílias em extrema pobreza, de acordo com os dados do IBGE. Os bairros onde serão realizadas as busca ativa são: Santa Maria, Santos Dumont,Olaria,Cidade Nova, Porto Dantas, América, Industrial e Bugio. A ação será efetuada aos sábados, de outubro a dezembro.