Em uma manhã de diversão, aprendizado e inclusão, os alunos da Escola Estadual Augusto Maynard, localizada na Rua Dom José Thomaz, Centro, receberam nesta sexta-feira, 14, a campanha da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), 'Pintando a Faixa'. Crianças entre sete e 12 anos puderam aprender mais sobre as lei de trânsito e brincar com tranquilidade na via pública, já que esta foi parcialmente fechada para a atividade.
A escola de ensino fundamental atende também crianças com necessidades especias, que participaram da ação com alegria e entusiasmo. O aluno Mateus Almeida, cadeirante, de nove anos, foi um dos primeiros a pintar a faixa, com o auxilio da mãe, a dona de casa, Maria Cristina Almeida. "Esta atividade é maravilhosa, porque une recreação e aprendizado ao mesmo tempo. As crianças são o futuro e devem aprender sobre os direitos e os deveres de cada um no trânsito. Infelizmente os condutores não têm paciência de parar na faixa, principalmente para pessoas com necessidades especiais, vivencio isso diariamente com meu filho. Para dificultar mais a situação, ainda estacionam o carro na frente do rebaixamento feito nas calçadas para cadeirantes", conta Ana Cristina.
Inclusão
Antes de começar a pintura da faixa houve a apresentação do coral Mãos Falantes, formado por alunos portadores e não portadores de deficiência auditiva. As crianças interpretaram três canções através da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), uma apresentação que emocionou pais e professores presentes na atividade. A professora do 2º ano, Fátima Costa, viu na ação mais uma oportunidade de interação. "Somos uma escola inclusiva e atividades lúdicas como esta fazem como que as crianças portadoras de necessidades especiais interajam e socializem para além da sala de aula com as crianças não portadoras, isso é extremante importante para nós", destaca.
Para a diretora do colégio a ação educativa contribui para a socialização das crianças com o espaço urbano. "Ao tirar as crianças da sala de aula e trazê-las para a rua estamos propiciando interação entre a escola e a comunidade ao seu redor, além de mostrarmos que o espaço urbano também é delas, seja essa criança portadora de necessidades especiais ou não. E para que este espaço seja ocupado de forma segura, todos devem respeitar as leis de trânsito. Aprendendo isso desde pequenas, as crianças poderão fazer das ruas da nossa cidade, no futuro, um espaço melhor para todos", vislumbra.
Aprendizado
Mais de 50 crianças participaram da pintura da faixa. A aluna do 4º ano, Fernanda Santana, de 10 anos disse que conheceu mais sobre o trânsito e que também se divertiu durante a atividade. "Gostei muito porque brincamos, pintamos a faixa e aprendemos que só devemos atravessar nela e sempre olhar para os lados antes de atravessar a rua. Eu achei hoje um dia importante para mim e para meus colegas porque aprendemos mais e é sempre bom aprender", fala.
Para o superintendente da SMTT, Antônio Samarone a ação 'Pintando a Faixa' é uma aposta no futuro. "Acreditamos que as crianças são nossas aliadas no combate a violência no trânsito. Promovermos hoje nas escolas atividades que visam conscientizar os condutores do futuro é com certeza tornar daqui há alguns anos o trânsito da nossa cidade um espaço mais humanizado. Esta é primeira escola pública que desenvolvemos a ação educativa 'Pintando a Faixa', esperamos atingir todos os colégios de Aracaju", declara Samarone.
Agendamento
Para participar da campanha 'Pintando a Faixa', basta que a instituição de ensino entre em contato com a equipe de Educação para o Trânsito da SMTT, através do telefone (79) 3179-1450 e agende a atividade.