SMS realiza 2ª Semana de Câncer Bucal

Saúde
14/10/2011 16h09
Início > Noticias > 47855

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE), lança na próxima semana a 2ª Semana de Prevenção ao Câncer Bucal, que vai de 17 a 21 de outubro, com o tema 'Mostre a Língua para o Câncer de Boca', que irá acontecer em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) espalhadas pela capital.

Na oportunidade serão oferecidos exames clínicos e bucais gratuitamente, entre outros serviços. A coordenadora do Programa Saúde Bucal, Iucema Santana, explica que hoje a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca já é lei municipal, nº 3.764, e tem o objetivo de oferecer a toda a população uma vasta programação de palestras, orientações educativas e a realização do autoexame bucal, que serve como um diagnóstico precoce e de prevenção contra o câncer, seja ele no lábio, na língua ou na gengiva.

"Hoje em todo o nosso estado o número de casos tem sido cada vez maior, principalmente entre os homens, com mais de 40 anos de idade, que fumam e ingerem bebidas alcoólicas frequentemente. Quando diagnosticado no início, o câncer tem cura e é essa a nossa intenção: diagnosticar o maior número possível de casos precocemente", relata a coordenadora.

Ela informa que se for constatada alguma alteração a pessoa será encaminhada para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Centro de Especialidades Médica de Aracaju (CEMAR) do conjunto Augusto Franco, para a realização de biópsia. Confirmada alguma lesão cancerosa o cidadão será encaminhado para o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) para tratamento cirúrgico e radioterápico e para os casos mais avançados a quimioterapia.

O secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, ressalta que a saúde e a qualidade de vida começam pela boca do aracajuano. "Quando o cidadão visita o dentista da USF semestralmente, tem uma alimentação balanceada, usa protetor labial e evita bebidas alcoólicas e o fumo, os resultados positivos serão evidenciados em diversos aspectos da vida", avalia o secretário.

Câncer de Boca

O câncer de boca é caracterizado como um tumor maligno que afeta a boca e parte da garganta, podendo se desenvolver nos lábios, língua, gengivas entre outras partes. Considerado o terceiro na lista de cânceres mais frequentes, o câncer de boca, quando diagnosticado precocemente, tem cura. As principais causas são o fumo, álcool, exposição excessiva ao sol sem proteção, próteses mal colocadas ou dentes quebrados e má higiene bucal.

Esse tipo de câncer se manifesta através de manchas brancas, vermelhas e pretas, aparecimento de caroços no pescoço, feridas que não doem ou cicatrizam em 15 dias e a dificuldade para mastigar ou falar. O autoexame é forma mais eficaz para a detecção da doença.