A obra de contenção da encosta do bairro América, zona Oeste da capital, está sendo executada a partir de um avançado projeto urbanístico. Realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), as medidas fazem parte do programa de ações preventivas que a atual administração está desenvolvendo em áreas consideradas de risco.
Iniciadas em fevereiro deste ano, as ações representam um investimento na ordem de R$ 714.521,37. As obras já estão na segunda fase e 80% do projeto inicial já foi concluído. A construção da estrutura de contenção tem como principal objetivo garantir a segurança dos moradores que residem em regiões propensas a deslizamento de terras e, assim, evitar possíveis transtornos em períodos de maior incidência de chuva.
Trabalho
Esta semana equipes da Emurb prosseguiram com a execução dos trabalhos. Cerca de 30 profissionais realizam serviços de implantação de taludes e muretas de contenção. Esse mesmo procedimento foi executado na primeira fase dos serviços na avenida José da Silva Ribeiro. A medida vai facilitar o escoamento das águas através de tubulações de drenagem, além de dar sustentação à estrutura que estava comprometida.
Nesta segunda etapa, os serviços estão sendo realizados entre as ruas México e Paraguai, localizadas na parte mais alta da encosta. Por conta disso e para proporcionar mais segurança aos moradores, estão sendo implantados mais de 100 metros de uma estrutura em concreto utilizada como proteção para quem trafega ou circula sobre áreas elevadas e assim evitar possíveis acidentes.
Compromisso
De acordo com o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, a administração municipal tem executado um conjunto de obras que buscam se antecipar a problemas em áreas que apresentem riscos de deslizamentos de terras. A construção da encosta no bairro América representa esse ousado projeto.
"A PMA tem tido o compromisso com a população aracajuana de equacionar o problema das encostas. Temos feitos estudos e produzidos laudos técnicos que dão sustentação aos projetos de contenção de encostas e assim garantir aos moradores dessas áreas segurança e comodidade", garante.