PMA atua na prevenção da sífilis em gestantes

Agência Aracaju de Notícias
18/10/2011 14h59
Início > Notícias > PMA atua na prevenção da sífilis em gestantes

O Dia Nacional de Combate a Sífilis acontece todos os anos no terceiro sábado de outubro. Nesta terça-feira, 18, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) lembrou a data com uma programação especial voltada às gestantes. O evento, promovido na Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel, no bairro Santa Maria, reuniu dezenas de mulheres para um momento de conscientização sobre os perigos da doença e as formas de prevenção.

O Programa de DST/Aids e Hepatites Virais de Aracaju realiza o evento todos os anos em diferentes USFs como o intuito de deter o crescimento do número de casos de sífilis na capital. Segundo o coordenador do programa, Andrey Lemos, a conscientização entre as gestantes é fundamental neste processo, especialmente para que seja reduzido o número de infecções da sífilis congênita, que é transmitida da mãe para o bebê.

Segundo dados do Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) da Prefeitura de Aracaju, foram registrados na capital sergipana desde o início do ano até o mês de setembro, mais de 210 casos de infecções pela sífilis. Desse total, 115 casos foram observados em adultos, 61 em gestantes e 38 em crianças. O elevado número de pessoas infectadas no Santa Maria foi o critério considerado para a seleção do bairro na realização do evento.

Estiveram entre as atividades promovidas na manhã desta terça o acompanhamento de casos, uma palestra educativa e a exibição de um filme. As grávidas participantes também receberam uma camiseta do programa e participaram de um café da manhã. Para Andrey Lemos, a importância da programação está na tentativa de desconstruir determinados mitos criados em torno da sífilis e de outras DSTs e estimular a procura pelo CTA para a realização do exame que as diagnostica.

Informação


“A Prefeitura de Aracaju disponibiliza uma série de equipamentos de saúde, mas é imprescindível que todos percebem a necessidade de acessá-los. A informação é fundamental para que as pessoas criem os hábitos de prevenção, e é por isso que realizamos eventos como o de hoje”, afirma o coordenador do Programa de DST/Aids. “Além de promover os insumos de prevenção, nós também trabalhamos no sentido de facilitar às pessoas infectadas o acesso ao tratamento adequado”, ressalta.

Momentos como o desta terça, de acordo com a coordenadora da Unidade de Saúde da Família Celso Daniel, Railena Vilanova, desencadeiam uma maior busca pelos serviços ofertados no posto. “A realização de momentos de conscientização coletivos é muito importante. Nós já notamos que eles causam um impacto maior e contribuem bastante para um crescimento do interesse das pessoas em se cuidar”, explica a coordenadora da USF. “O que nós esperamos é que essas gestantes saiam daqui como agentes multiplicadores, transmitindo a mensagem passada hoje para todas as pessoas do seu convívio”, destaca.

Camila Cristina Gomes, grávida de oito meses, conta que participa de todas as campanhas de saúde promovidas em seu bairro. “Eu estava visitando minha família no interior quando recebi o convite pra vir aqui hoje. Eu saí de Ilha das Flores e voltei pra Aracaju porque eu acho que é muito importante participar de tudo isso”, revela a dona de casa de 24 anos. “Aprender coisas novas sobre saúde é muito bom porque ajuda tanto a gente quanto os nossos filhos”, explica a gestante, que realiza todo o processo de pré-natal na USF Celso Daniel.