Moradores, alunos do Colégio Interativo e agentes da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira realizaram nesta terça-feira, 18, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), um plantio de árvores na praça Iselte Fernandes Azevedo, localizado na entrada no conjunto Santa Lúcia. "Atendendo a um pedido de todos os envolvidos, trouxemos árvores frutíferas como o jambo, a carambola, umbu, pitanga e caju", informa a engenheira agrônoma da gerência de Áreas Verdes, Fernanda Matos.
O envolvimento da comunidade do bairro Jabotiana, na realização do plantio no conjunto Santa Lúcia, é um exemplo prático de como os cidadãos podem contribuir com a melhoria do meio ambiente. "Nós que fazemos parte da USF Manoel de Sousa Pereira sabemos da importância de ações como essa que estimulam a prática saudável", enfatiza a assistente social Neire Costa.
"Esse plantio integra todas as nossas ações, uma vez que fazemos diversas atividades de cunho ambiental e social. Nosso projeto, 'Construindo uma Jabotiana Saudável', é uma conquista para a comunidade", acrescenta. "Sempre temos o apoio da Emsurb, que nos apoia com o Bota-Fora, equipes de limpeza e podação", ressalta Neire.
Para a moradora Marina Barbosa do Santos, que reside há quatro anos no conjunto Santa Lúcia, o benefício das árvores é um elemento que contempla a todos. "Árvore é vida. Os frutos que dela brotam servem de alimento para os seres humanos e animais. Estou disposta a contribuir com a preservação das espécies aqui plantadas", coloca.
A professora Lucivalda Vieira dos Santos, que acompanhou os alunos da 4ª e 5ª série do Colégio Interativo, também falou da importância da árvore e da contribuição pedagógica da ação. "Durante todo o ano trabalhamos a temática meio ambiente na escola, incentivando e mostrando aos alunos como eles devem contribuir para o exercício da cidadania. A presença dos alunos é um momento de conscientização ecológica", destaca a professora.