Prevenção contra Aids e DSTs é tema de palestra

Saúde
18/10/2011 17h21
Início > Notícias > Prevenção contra Aids e DSTs é tema de palestra

Na manhã dessa terça-feira, dia 18, moradores do bairro Cidade Nova e usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) José Quintiliano participaram de um encontro especial. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), realizou uma palestra sobre Aids e DSTs, visando promover hábitos saudáveis e cuidados entre a população masculina. Na oportunidade, moradores do bairro tiraram dúvidas e agendaram exames sorológicos e outros testes rápidos.

"Não existe apenas um grupo de risco para Aids e DSTs. Pessoas de diversas faixas etárias, inclusive os idosos, podem contrair esse tipo de doença. Mas, conforme o Ministério da Saúde, a população masculina ainda sente vergonha e medo de procurar ajuda médica. Diante disso, nós da Unidade de Saúde estamos sempre abrindo espaço para debates e atividades educativas para conscientizar a comunidade", disse a gerente da USF José Quintiliano, Adenilde Ribeiro.

Uma equipe de seis alunas, cursando o oitavo período de Enfermagem na Unit, esteve à frente das atividades. A professora da disciplina Saúde Adulto II, Ducinéia Jitai, supervisionou a palestra. Conforme ela, os momentos de integração junto aos populares são fundamentais para promoção em saúde.

"Cuidados simples como o uso da camisinha durante toda relação sexual podem prevenir a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis como gonorréia, sífilis e hepatites virais. É importante também destacar que buscar a ajuda da Unidade de Saúde e do médico para realização de exames de rotina são essenciais para o diagnóstico precoce, uma vez que existem muitas DSTs que são difíceis de serem percebidas e só se manifestam quando estão se agravando", explica a professora.

Hábitos Saudáveis

Os moradores do bairro Cidade Nova aprenderam diversos cuidados como o uso correto do preservativo, a importância da higiene íntima e dos testes rápidos para DSTs. Além do agendamento de exame sorológico que permite diagnosticar o HIV, os participantes também receberam preservativos e panfletos informativos. Cícero Ferreira, 68 anos, é dono de um estabelecimento comercial e conta que levará as informações que aprendeu na palestra para seus empregados, amigos e clientes.

"Estou no bairro faz mais de 18 anos e sempre escuto falar de pessoas que contraíram doenças e apelaram apara métodos perigosos como cinza de charuto sobre ferimentos, sal e outros métodos. Hoje vi que prevenção e a orientação do médico é melhor saída", conta Cícero.

O vendedor, Manoel Apolinovais, 49 anos, conta que hoje aprendeu um cuidado importante. "A camisinha não é apenas para evitar a gravidez, ela também protege contra doenças. Em minha opinião a palestra foi ótima, pois o agendamento dos exames é um incentivo a mais para que continuemos adotando os cuidados" conclui.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, uma das ações frequentes da Prefeitura de Aracaju é conscientizar a população sobre a saúde. "A prevenção é o método mais eficiente contra a doença e vamos continuar intensificando essas ações de prevenção e promoção a saúde", conclui o secretário Silvio Santos.