PMA atua para minimizar efeitos das chuvas

Agência Aracaju de Notícias
20/10/2011 11h44
Início > Notícias > PMA atua para minimizar efeitos das chuvas

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil continua em estado de alerta para minimizar os efeitos das chuvas caso elas se intensifiquem, como ocorreu na madrugada da última quarta-feira, 19, e que resultou em alguns pontos de alagamento na Zona de Expansão de Aracaju, em especial no conjunto Costa do Sol. Os transtornos foram causados pela grande quantidade de chuva. Foram 76 milímetros em apenas três horas, enquanto o esperado para todo o mês de outubro era de 61 milímetros.

Ainda assim, de acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Nicanor Moura, o sistema de drenagem da cidade conseguiu suportar bem a grande quantidade de água. Não houve, inclusive, registro de nenhum caso de deslizamento de morros e tampouco houve a necessidade de retirada de famílias em área de risco. “Foi muita chuva em pouco tempo, mas conseguimos restabelecer a normalidade ainda durante a manhã. Continuamos em alerta”, explica.

Embora não se confirme nenhuma previsão de que a chuva volte a ocorrer com essa intensidade, pois a temperatura já está mais baixa, o que impede que haja um novo temporal, a instituição continua a fazer o monitoramento das áreas mais críticas. “Estamos orientando a população quanto ao descarte de lixo, que se jogado nos bueiros e bocas-de-lobo podem decorrer nos alagamentos. É importante que quem mora em área de risco tenha a atenção redobrada. Se perceber um poste inclinando ou um afundamento de terreno, entre em contato com o número 190 e saia imediatamente de casa”, recomenda Moura.

Prevenção

O coordenador explica que a Defesa Civil é a entidade responsável por detectar os problemas e acionar os demais órgãos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para fazer frente às consequências das chuvas. Em especial, essas ações são executadas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

No caso da Emsurb, a atuação se dá em maior destaque às atividades de prevenção. É a empresa que faz a desobstrução dos canais e bueiros, faz a limpeza das ruas e o tratamento fito-sanitário das árvores. Além disso, as equipes também retiram as árvores e galhos que sejam derrubadas pelas chuvas e ventos. Nesta quinta-feira, 20, uma equipe de 12 agentes está realizando a limpeza de algumas áreas do Costa do Sol, da Praça da Bandeira, no Centro, e da Avenida Airton Teles, no bairro Santo Antônio.

A Emurb tem equipes direcionadas principalmente para facilitar o escoamento das águas, atua no nos pontos de drenagem espalhados pela capital. De acordo com o coordenador de operações Sandoval Batista, as demandas são repassadas pela Defesa Civil, mas em algumas áreas, que já são consideradas críticas, os agentes são direcionados tão logo haja alguma ocorrência.

“Hoje nós já fizemos uma visita no Costa do Sol e a situação é de normalidade. Até o momento não houve nenhuma ocorrência, mas estamos em estado de alerta”, ressalta Batista. No total a Emurb tem 30 pessoas para atuar na minimização dos impactos da chuva.

Investimentos

No Costa do Sol foram investidos no ano passado R$ 989 mil na implantação de um sistema de drenagem pluvial provisório, elaborado para minimizar os transtornos provocados pelas chuvas no residencial. As obras compreenderam a criação de canal de 500 metros de comprimento, além da dragagem do canal natural e implantação de tubos para dar maior vazão às águas pluviais. A solução definitiva está sendo tomada com a construção dos canais Beira Mar, já em execução, e Costa do Sol.

Como a primeira etapa dessas medidas, a Prefeitura de Aracaju está construindo o canal Beira Mar, localizado no encontro das avenidas Heráclito Rollemberg e Beira Mar, na zona Sul da capital. Com investimentos de quase R$ 4,2 milhões, o projeto visa, em conjunto com outros dois canais a serem construídos, acabar com os problemas de alagamentos naquela região. Os serviços, que já estão com 25% das etapas concluídas, deverão ser finalizados em fevereiro do próximo ano.

O presidente da Emurb, Osvaldo Nascimento, garante que a Prefeitura de Aracaju está empenhada em solucionar os problemas de alagamento no conjunto. "O prefeito Edvaldo Nogueira está bastante empenhado para solucionar o problema. Inicialmente fizemos uma obra paliativa e este ano iniciamos a primeira etapa da solução definitiva com a construção do canal Beira Mar. Este ano ainda estaremos iniciando a licitação das demais obras. Futuramente temos o projeto de construir um canal na avenida Júlio Leite, que vai se unir ao Beira Mar. Estamos trabalhando e as medidas já estão sendo realizadas", destaca o engenheiro.