Prefeitura promove inclusão produtiva

Agência Aracaju de Notícias
21/10/2011 12h57
Início > Notícias > Prefeitura promove inclusão produtiva

A satisfação e alegria eram marcantes nos rostos dos 32 formandos das turmas de pedreiro polivalente e assentador de revestimento cerâmico. A primeira turma dos cursos de construção civil, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), recebeu o certificado de conclusão durante solenidade realizada nesta sexta-feira, 21, no auditório do Banese. Representando a turma, a formanda Débora dos Santos recebeu o certificado das mãos do prefeito Edvaldo Nogueira que festejou junto com os concludentes a formação e a garantia de emprego em construtoras locais.

"O meu maior orgulho é verificar o resultado desses cursos que proporcionaram 100% de empregabilidade para os participantes. A Prefeitura de Aracaju serviu de instrumento para a conclusão desse momento importante tanto para o setor empresarial, como para esses novos trabalhadores que conseguiram uma nova colocação no mercado de trabalho. O objetivo do município é investir na geração de emprego, visando na melhoria de renda e qualidade de vida para toda a população", afirmou o prefeito.

Segundo Edvaldo, desde que assumiu a gestão municipal em 2006, mais de 30 mil pessoas já se formaram nos cursos de capacitação da Fundat. Até hoje, mais de R$ 1 milhão de reais já foram investidos no projeto, a partir de recursos próprios do município, e cerca de 1.500 ex-alunos já foram empregados. "A intenção é que esses números cresçam e que mais pessoas consigam ser empregadas. Por isso, a meta é investir na realização de mais cursos e promover mais parcerias que proporcionem a absorção dessa mão-de-obra qualificada ", disse.   

Assinatura

Ainda na solenidade, o prefeito Edvaldo realizou a assinatura do Termo de Cooperação com a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi/SE) e Associação Sergipana de Empresas de Obras Públicas e Privadas (Aseopp). Segundo o prefeito, a nova parceria ajudará na rápida inserção dos futuros formandos da Fundat no mercado de trabalho local.

"A parceria da Prefeitura de Aracaju com instituições privadas sempre foi positiva. Basta visualizar o exemplo dos formandos de hoje, que já sairão todos empregados em alguma das empresas parceiras do projeto. O objetivo da administração é fortalecer a relação com a classe empresarial, e mais precisamente com o setor privado, que são os responsáveis em impulsionar a economia local e promover a geração de novas oportunidades de trabalho para a população", afirmou Edvaldo.

O presidente da Ademi/SE, Júlio Cesar Vasconcelos, acredita que a parceria da PMA com empresas de construção civil será importante para atender a grande demanda de mão-de-obra requisitada pelo setor.

"O segmento que possui o maior número de empregos diretos no município é a área da construção civil. A cada dia, há uma necessidade salutar em contratar novos profissionais para o setor, mas a falta de qualificação é uma grande barreira que retrai o número de contratações. Mas agora, a partir desses cursos, fica mais fácil direcionar os profissionais para atender as exigências do mercado, além de facilitar a busca dos empresários por novos trabalhadores", explicou.    

Perspectiva

A representante da turma, Débora Santos, enfatizou durante seu discurso que os cursos são uma grande possibilidade de inserir pessoas de diferentes áreas no segmento da construção civil. "Os cursos irão contemplar pessoas que sempre desejaram trabalhar na área de construção civil, mas nunca tiveram oportunidade. Ainda mais depois que essa área começou a abrir novas possibilidades de emprego e atrair a atenção de profissionais que desejam se inserir em alguma vaga", afirmou Débora.

A oportunidade de conseguir um emprego com carteira assinada foi comemorado por Leila Feitosa, uma das formandas do curso. Segundo a ex-doméstica, os cursos se constituem como porta de entrada para quem deseja melhorar de vida. "Hoje é uma vitória para mim, pois só consegui entrar no curso devido à desistência de outra participante. Foi pura sorte mesmo. E só tenho a comemorar e dizer que quem não se inscreveu, ainda, deve correr o mais rápido possível. Sem dúvidas, é uma chance única para melhorar de vida", enfatizou Leila.

Para a presidente da Fundat, Telma Pimentel, a oferta de mão-de-obra qualificada e capaz de atender a demanda do mercado local são as grandes metas dos cursos de capacitação. "Quando os cursos são estruturados, a missão é atender o anseio do mercado na contratação de profissionais capacitados para áreas que necessitam de reforço nos postos de trabalho. Em contrapartida, a geração de emprego promove a inclusão social de pessoas que não teriam oportunidades efetivas de conseguir uma colocação no mercado e, consequentemente, uma melhoria na sua renda e perspectiva de vida", concluiu.   

Presenças

A solenidade contou com a presença da primeira-dama e tesoureira da Ademi, Danusa Silva; o presidente da Câmara de Vereadores, Emmanuel Nascimento, acompanhado pelo parlamentares Danilo Segundo, Miriam Ribeiro, Simone Góis e Bertulino Menezes. Também participaram do evento, os secretários municipais Bosco Rolemberg (Semasc), Antônio Bitencourt (Semed), Marcos Cardoso (Secom), Jeferson Dantas (Sefin), Tânia Soares (Segov), Lucivanda Rodrigues (Semad) e Dulcival Santana (Seplan).

Ainda estiveram presentes a secretária de Estado adjunta de Políticas Públicas para Mulheres, Ivânia Pereira; o presidente do Sindicato das Empresas da Construção Civil (Sinduscon), Eraldo Silva; e a representante do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Alessandra Franco.