Na próxima segunda, 24, às 16h, a Secretaria Municipal da Saúde irá entregar o novo fardamento para os agentes de endemias de Aracaju. Ao todo, são 339 agentes que atuam no controle de doenças de animais transmissíveis ao homem, a exemplo esquistossomose, leptospirose, malária, cólera, raiva e dengue. O fardamento consta de calça, camisa, mochila, boné e bota. A entrega será realizada no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), localizado na rua Luis Carlos Prestes, 99, bairro Ponto Novo.
"Entendemos que as condições de trabalho são vitais para o bom desempenho do trabalho. No caso do fardamento, ajuda na melhor identificação do agente pelo morador, o acesso às casas e garante a visibilidade da atividade realizada pelos profissionais que são o elo de ligação entre as unidades de saúde pública e a comunidade", afirma o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos.
Além dos agentes de endemias, os agentes comunitários também receberão novo fardamento. De acordo com a SMS, o material já foi comprado e aguarda o envio pelo fornecedor que já informou que coletes e mochilas estão em fase de conclusão para melhor identificação dos profissionais.
Agentes comunitários
Em Aracaju, existem 866 agentes comunitários que atendem às famílias cadastradas no Programa Saúde da Família (PSF), que funciona como a ferramenta ofertada pela SMS para oferecer a todas as pessoas os serviços essenciais de prevenção e promoção à saúde.
O trabalho do agente comunitário é baseado em quatro importantes ações realizadas nos domicílios: identificação das áreas e situações de risco; encaminhamento das pessoas que vivem nessas situações para o serviço público de saúde adequado; orientação diária de vários aspectos da saúde e acompanhamento das pessoas para ajudá-las a conseguirem bons resultados. O atendimento é destinado tanto a crianças como adultos e idosos.