PMA continua trabalho de busca ativa no Santa Maria

Família e Assistência Social
22/10/2011 11h36
Início > Noticias > 47965

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) voltou nesta sábado, 22, ao bairro Santa Maria para dar continuidade ao trabalho de busca ativa das famílias de baixa renda que estão fora do Cadastro Único (CadÚnico), iniciado pela Prefeitura Municipal de Aracaju no sábado anterior, 15. Treze cadastradores, três consultadores e um servidor de suporte técnico formaram a equipe de trabalho que se instalou no Centro de Integração Raio de Sol (antiga Rosa Azul), para atende a demanda excedente do sábado anterior, que somou mais de 70 famílias.

Às 8 horas, a coordenação já havia entregada 144 senhas, sendo 110 normais e mais 34 preferenciais. Entre os preferenciais estava Eliane dos Santos, 16 anos, mãe de um bebê de quatro meses. Eliane fez, pela primeira vez, a sua inscrição no Cadastro Único. Antes pertencia ao cadastro da mãe. “Vim fazer o meu próprio cadastro porque agora eu estou formando a minha família e espero poder receber o Bolsa Família pra melhorar a minha situação”, disse. Lucielma de Jesus Cruz, 25 anos, também esteve logo cedo no Centro de Integração Raio de Sol. Mãe de quatro filhos, inclusive da pequena Letícia, de 17 dias, Letícia tinha a meta de atualizar as informações cadastrais do CadÚnico. “Já estou no prazo de fazer o recadastramento e não podia perder essa oportunidade”, declarou ela, que mora no conjunto Padre Pedro.

Toda a ação foi acompanhada pelo secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg. “Estivemos aqui no sábado passado para fazer a busca ativa das famílias que ainda estavam fora do Cadastro Único. Nesse trabalho feito de porta em porta, detectamos uma grande demanda reprimida que nos fez voltar aqui hoje para atendê-las, porque o nosso objetivo é incluir todas as famílias no CadÚnico”, enfatizou o secretário. Fluxo O atendimento tem início com a equipe de triagem, que faz a consulta ao CadÚnico, através do sistema da Caixa Econômica Federal, para verificar a situação do usuário.

Os consultadores também verificam a documentação para, sem seguida, encaminhar o usuário aos cadastradores, segundo informou a coordenadora da Proteção Social Básica, Yolanda de Oliveira. Cartilha A coordenadora do Programa Bolsa Família, Rosângela Theobald, distribuiu com os usuários a cartilha do Bolsa Família, onde constam todas as orientações sobre o programa, inclusive as condicionalidades nas áreas de educação e saúde.