Escola do Mosqueiro terá estrutura moderna

Infraestrutura
24/10/2011 09h58
Início > Noticias > 47968

Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju realiza diversas obras de reforma e ampliação em unidades educacionais em toda a capital. Os serviços visam melhorar a qualidade do ensino, proporcionando mais conforto e comodidade aos estudantes.  

Exemplo dessas ações são as obras realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elias Montalvão, localizada no bairro Mosqueiro, zona de expansão da cidade. Com um investimento na ordem de R$ 2,3 milhões em recursos próprios do município, a unidade de ensino terá uma área total de 2.300 m².

A estrutura contará com quadra coberta, refeitório, cozinha, lavanderia, quatro berçários, quatro fraldários, 14 banheiros (12 no térreo e dois no pavimento superior), pré-escolar, área de lazer com brinquedos e 240 m² de paisagismo.

Além disso, o pavimento térreo terá espaços destinados ao corpo docente, como secretaria, direção, coordenação pedagógica e sala de professores. Já no pavimento superior, os alunos vão dispor de cinco salas de atividades, uma sala de informática, biblioteca, salas de dança, arte e descanso, além de uma sala de vídeo.

Andamento

As obras foram iniciadas em julho deste ano e seguem o cronograma estabelecido, com cerca de 10% dos serviços finalizados.  A unidade de ensino está passando por um amplo processo de reconstrução. A antiga estrutura foi demolida e um novo prédio será erguido em um ambiente moderno e confortável.

Para a execução dos serviços, que estão em fase inicial, uma equipe composta por 30 profissionais trabalha de segunda a sábado. As equipes se revezam nos serviços de fundação do alicerce, escavação do terreno e implantação da estrutura em concreto, que servirá de base para a construção dos cômodos.

Após a finalização desta etapa inicial, serão iniciadas as obras de construção e implantação das redes elétrica e hidráulica. A previsão é de os serviços sejam concluídos em 365 dias.

Estrutura moderna

De acordo com o engenheiro Osvaldo Nascimento, presidente da Emurb, as novas unidades habitacionais estão sendo erguidas com base em um projeto inovador que procura atender às novas necessidades do contexto educacional brasileiro.

"Além da acessibilidade, que é uma meta inclusiva do ensino público, há também uma preocupação com os espaços de lazer, usados para promoção do esporte e desenvolvimento de atividades pedagógicas de estímulo à atividade física. A expectativa é de que as obras sejam concluídas em abril do próximo ano", ressalta o engenheiro.