Começou nesta segunda-feira, 24, o primeiro Curso de Capacitação para Taxistas de Aracaju, com o objetivo de dar mais qualidade ao serviço prestado pela categoria. O curso é fruto de uma parceria entre a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
As aulas da primeira turma vão até o dia 12 de dezembro e são ministradas pela equipe do Sest/Senat. O curso é dividido em três módulos: básico, intermediário I e intermediário II, com 84 horas de duração, divididas em duas horas todos os dias úteis da semana. A coordenadora de cursos do Sest, Graça Santa Bárbara, aponta os benefícios da capacitação para os taxistas. “O conhecimento recebido aqui irá beneficiar não só a eles, que serão profissionais mais qualificados, mas principalmente os seus clientes, já que aqui os motoristas de táxi aprenderão desde mecânica a relações interpessoais. O curso possui certificado reconhecido em nível nacional. Esperamos que os taxistas que estão aqui incentivem seus outros colegas a participarem do curso de capacitação”, coloca.
Turmas
Ao todo 60 taxistas participam do curso e estão divididos em duas turmas. Pela manhã integram a turma 30 taxistas da Cooperativa de Táxi do Aeroporto de Aracaju (Comtaju), e pela tarde outros 30, que trabalham nos principais pontos turísticos da cidade. No ramo há três anos, o taxista Jorge Amaral acredita que o curso é de grande valia para a categoria. “Receber conhecimento é sempre bom, ainda mais quando este nos torna melhor naquilo que fazemos. Este curso é uma oportunidade de nos reciclarmos para podermos atender melhor a população da nossa cidade e o turista que aqui vem nos visitar”, diz.
“Formamos esta primeira turma com taxistas que atuam em locais com maior fluxo de turistas porque estes profissionais devem ser devidamente capacitados para receber e passar a melhor impressão possível da nossa cidade para aqueles que nos visitam. Esperamos em médio prazo qualificar todos os 2.080 taxistas que circulam na cidade de Aracaju”, explica o superintendente da SMTT, Antônio Samarone.
Lei
O Curso de Capacitação para Taxista cumpri a Lei Federal nº 12.468, que regulamenta a profissão de taxista. De acordo com o artigo 3º, a profissão só pode ser exercida por aquele que participar de curso de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos, promovido por entidade reconhecida pelo respectivo órgão autorizatário.
Além de receberem as aulas exigidas por lei, durante o curso os taxistas irão ver ainda aulas de inglês básico, marketing pessoal, saúde e qualidade de vida, preservação do meio ambiente, apresentação de pontos turísticos, entre outras.