As obras do novo conjunto habitacional Vitória da Resistência, no bairro Lamarão, estão em ritmo acelerado. Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju está realizando a construção de 410 casas na localidade, que antes era ocupada de forma irregular por centena de pessoas.
Iniciadas no primeiro semestre deste ano, as obras representam o fim do sofrimento das centenas de famílias que viviam em barracos erguidos na ocupação. Com a construção das novas unidades habitacionais, a comunidade irá desfrutar de moradias seguras, cômodas e arejadas em um conjunto que contará com toda a infraestrutura básica.
Em parceria com o Governo Federal, o projeto está orçado em R$ 17,2 milhões. Cada imóvel contará com dois quartos, banheiro, sala e cozinha, ocupando 120 m² e 44,87 m² de área construída. As obras foram iniciadas em abril deste ano e estão previstas para terminarem em 420 dias.
Andamento
Na manhã desta terça-feira, 26, equipes da Emurb deram prosseguimentos aos serviços. Duas frentes de trabalho se revezam na execução das atividades. Uma equipe finaliza o nivelamento do terreno através do serviço de terraplenagem, enquanto outro grupo inicia a execução da fundação dos alicerces, com a preparação da estrutura onde será erguido o complexo habitacional. Após a conclusão dessas etapas iniciais, serão iniciados os serviços de drenagem e pavimentação.
De acordo com o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, o volume de investimentos na redução do déficit habitacional da capital representa o empenho da Prefeitura de Aracaju em levar melhorias para a qualidade de vida da população. "Serão 410 famílias beneficiadas por meio da parceria entre os governos municipal e federal. A expectativa é de que as obras sejam concluídas no segundo semestre do próximo ano", antecipa o engenheiro.