A cidade de Aracaju recebe radialistas e jornalistas de todo país para a 9ª edição do Congresso Nacional de Radialistas, realizado pela Federação dos Radialistas (Fitert), entre os dias 27 a 29 de outubro. O congresso, realizado pela primeira vez na capital, tem o objetivo de discutir temas importantes da área de radiodifusão, como o impacto das novas tecnologias, as novas tendências do setor e a democratização aos meios de comunicação. A solenidade de abertura, realizada nesta quarta-feira, 26, contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira, que comemorou a escolha de Aracaju como a sede do maior congresso da área.
"Fico feliz em saber que Aracaju foi o local escolhido para sediar um evento tão significativo para a classe de radialistas. É uma rica oportunidade para os diversos comunicadores e representantes de entidades do setor conhecerem um pouco mais da nossa cultura, nossas belas paisagens e os grandes atrativos que transformam Aracaju como a capital da qualidade de vida do país. Além de, conhecer de perto a hospitalidade do aracajuano, que é um povo amigo, tranquilo e bastante acolhedor", enfatiza Edvaldo.
Durante o seu discurso, Edvaldo também ressaltou a importância de contemplar o município com a discussão de temas relevantes na área de comunicação, que acabam sendo refletidas na formação social e educacional da sociedade.
"Hoje, vivemos uma sociedade globalizada e que anseia a busca por informações em um menor tempo possível, praticamente instantâneas. E torna-se indispensável repensar sobre princípios e questões importantes para a formação do comunicador social, um dos profissionais com uma grande responsabilidade social por se constituírem como formadores ou líderes de opinião, de uma forma geral. Sem dúvidas, o debate sobre a democratização e novas formas de acesso aos veículos deve ser ampliado, ainda mais se avaliarmos que atualmente os meios de comunicação se restringem a pequenos grupos da elite dominante", afirma o prefeito.
Congresso
A estimativa dos organizadores é que cerca de 300 pessoas, ligadas a mais de 20 entidades da área de comunicação, participem das diversas atividades do evento. A programação contará com a realização de palestras, políticas de formação e debates com palestrantes nacionais e de alguns países, como Uruguai, Suécia, Argentina e Paraguai. No encerramento do evento, será escolhida a nova diretoria da Fitert, que ficará responsável por coordenar a entidade pelos próximos quatro anos.
Segundo o presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Fernando Cabral, o apoio do município e Governo do Estado foi de grande relevância para a concretização do evento. "Já vínhamos lutando para trazer esse evento para Sergipe, justamente pela importância e representatividade que ele significa para a categoria de radialistas. O apoio dos poderes públicos do município e estado contribuiu para que o desejo se tornasse realidade, aproximando a classe de radialistas de Sergipe com questões de grande importância no setor de radiodifusão do país", afirma.
Presenças
A solenidade de abertura do evento contou com a presença do vice-governador, Jackson de Figueiredo; o presidente da Câmara de Vereadores, Emmanuel Nascimento, que recebeu uma placa de honra ao mérito do Sindicato dos Radialistas. Também estiveram presentes o parlamentar municipal, Emerson Ferreira; o secretário Municipal de Comunicação (Secom), Marcos Cardoso; o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique; os deputados estaduais João Daniel e José Franco.
Além da participação do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marco Antônio Queiroz; o diretor-presidente da Fundação Aperipê, Luciano Correia; o coordenador da Fitert, Nascimento Silva; a secretária de comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Roseane Bertiotti; e o secretário-geral da Associação de Imprensa do Uruguai, Rubens Hernandez.