SMTT leva palestra sobre segurança no trânsito para a empresa Torre

Transporte e Trânsito
27/10/2011 09h25
Início > Noticias > 48012

Com intuito de promover a paz e a segurança no trânsito a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou na noite desta quarta-feira, 26, na sede da Torre, a palestra 'Direção Defensiva', que fez parte da programação da XI Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), realizada pela empresa. Ministrada pela educadora da SMTT, Selma da Mata, a palestra teve o objetivo de mostrar os riscos aos quais motoristas e pedestres estão expostos no trânsito e como estes podem ser evitados.

"Todos nós, motoristas, ciclista e pedestres somos responsáveis pela segurança uns dos outros. Pensar em direção defensiva é pensar em segurança. Os funcionários da Torre trabalham na rua, e esta exposição os torna mais vulneráveis ao risco de acidentes. Aqui o que buscamos é passar para estes profissionais um conteúdo que possa ajudá-los a enfrentar, da melhor forma possível, os perigos do trânsito", explica Selma.

Além da explanação acerca do tema, a educadora levou vídeos e fotos que mostravam acidentes nas vias de Aracaju e de outras cidades brasileiras. Segundo Selma da Mata, 90% dos acidentes de trânsito acontecem por falhas humanas, neste caso os principais fatores são imprudência, negligencia e imperícia. Os 10% restantes se dividem em 6% por más condições da via e 4% por falhas mecânicas.
 
Seguraça
 
Cerca de 150 funcionários da Torre, entre motoristas de caminhão, coletores e agentes de limpeza participaram da palestra. Trabalhando na empresa há dois anos e três meses, o motorista, Marcelo Vieira, acredita que o espaço é importante para renovar os conhecimentos. "A palestra foi importante porque além de nos fazer aprender mais, nos fez relembrar coisa que esquecemos ou que às vezes damos pouca atenção. Tudo que foi mostrado contribui para conscientizar cada vez mais, principalmente nós os motoristas, que no trânsito segurança deve estar em primeiro lugar", destaca.

Para a técnica em segurança do trabalho, da Torre, Ana Paula Santos, educar é fundamental. "Sempre buscamos trazer palestras de fora com temáticas que despertem a conscientização e tragam mais conhecimento aos funcionários. Durante o nosso Sipat buscamos mostra a todos o que leva ao acidente, qual o custo dele para a família, para a empresa e principalmente para o trabalhador. Por isso, acreditamos que educar é fundamental para trazer mais dignidade e segurança a vida de nossos funcionários", coloca.