CAPS Vida comemora o mês da criança

Saúde
27/10/2011 09h00
Início > Notícias > CAPS Vida comemora o mês da criança

As comemorações em homenagem ao mês da criança foram encerradas com chave de ouro nessa quarta-feira, dia 26, pelos adolescentes e crianças acompanhadas pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil, o CAPS Vida. Os usuários e os familiares participaram de uma bela festa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Parque da Sementeira. Pintura facial, bingo, sorteio de brinquedos e brindes, concurso de dança e pula-pula foram algumas das atrações do encontro.

"O CAPS Vida já contribui ativamente para qualidade de vida de cerca de 120 crianças e jovens com idade até 16 anos. Acompanhamos tanto usuários que sofrem de transtornos mentais graves, como menores em reabilitação de álcool e drogas que são assistidos em casas de apoio. As atividades lúdicas são realizadas diariamente pelos profissionais e os momentos de socialização são uma oportunidade de avaliar os avanços do usuário, integrando também a família", destaca Laudiane Cláudia, coordenadora do CAPS Vida.

"Vamos continuar incentivando esses momentos de integração que são muito importantes. Durante as celebrações, os profissionais de saúde mental reforçam a importância dos hábitos saudáveis para o bem-estar e promoção da saúde. E a prevenção e promoção à saúde são fundamentais para usuários, familiares e toda a sociedade", afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

A terapeuta ocupacional Fabíula Mendes destaca que a atenção e o acompanhamento da família são fatores importantes para que o paciente atinja um equilíbrio emocional. "É bom quando a família está presente, tem paciência e sabe dar muito carinho. Isso ajuda bastante tanto aos portadores de transtornos mentais como aos menores em tratamento de álcool e drogas. E, através de celebração e atividades lúdicas também podemos reforçar que todos têm direito a participar de espaços sociais e ter uma vida plena de alegrias com respeito, saúde e muito amor", pontua a terapeuta ocupacional.

Festividades

Meninos e meninas de várias idades acompanhados pelos familiares e cuidadores aprovaram as brincadeiras do dia. Nos intervalos também foram servidos lanches acompanhados de guloseimas como pipoca, algodão doce e bolo. Para Genilde de Oliveira que trouxe o filho Ronaldo Lima para conferir a festa, a Secretaria da Saúde teve um excelente iniciativa.

"O Ronaldo gosta bastante das brincadeiras como a dança das cadeiras e o pula-pula. Ele ficou a semana toda na expectativa para participar dessa festa das crianças do CAPS. Sentimos que com o acompanhamento junto ao CAPS Vida, ele já melhorou bastante. Meu filho está mais calmo, mais alegre e interage melhor com as pessoas. Isso é possível graças à atenção especializada dos profissionais da saúde mental e o carinho e o amor que ele vem recebendo", conta Dona Genilde.

A dona de casa Maria Lúcia, 44 anos, que é mãe da Ingrid também aprovou as festividades. "Momentos como este são bons para que os jovens possam liberar as energias. Nós que cuidamos também ficamos mais despreocupados, porque todas as atividades são acompanhadas por profissionais competentes e responsáveis. Com toda essa atenção e ajuda do CAPS Vida, sinto que em apenas um ano e meio de tratamento minha filha já melhorou 80%", conclui Maria Lúcia.