Já foi iniciada a votação do concurso 'Os 10 Servidores Mais', realizado desde 2007 pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em comemoração ao Dia do Servidor Público. A votação, que é realizada através do site interno da PMA e termina no dia 14 de novembro, tem como objetivo valorizar os servidores e estimular a adoção de boas práticas profissionais.
Os prêmios, que serão entregues pelo prefeito Edvaldo Nogueira aos 10 servidores mais votados, serão divulgados até o dia 4 de novembro. Toda a premiação será doada por parceiros da Prefeitura de Aracaju e incluem dinheiro, mercadorias e serviços. Todos os funcionários municipais ativos poderão escolher os colegas que mais se destacam em suas funções.
A participação no concurso não está condicionada à prévia inscrição e cada servidor tem direito a um só voto, que não pode ser dado a si mesmo. As qualidades que devem ser consideradas para a escolha são ética, eficácia, comprometimento com suas obrigações, capacidade de criar e inovar, responsabilidade, carisma, comunicação e pontualidade.
Vencedores
Adelmo Lima, que trabalha há 31 anos no setor de transportes da SMTT, nunca teve interesse em participar do concurso. Porém, seu colega de trabalho viu que ele tinha o perfil de um vencedor e o lançou como candidato. Assim, ele entrou na disputa e foi primeiro lugar no concurso em 2009, recebendo um prêmio de R$ 6.000. "Vencer o concurso só fez com que eu acreditasse mais ainda nas pessoas. Foi muito bom saber que eu tenho amigos e faço bem o meu trabalho", conta.
Segundo o guarda municipal, Marcílio Barbosa, vencedor de 2010, o jeito extrovertido, comunicativo e o seu senso de humor, foi o que levaram a ganhar o prêmio. "Foi emocionante vencer, meus colegas confiaram em mim, me escolheram para representar a categoria. Foi muito emocionante levar o nome da Guarda Municipal para o primeiro lugar", explica.
Com o prêmio, os vencedores pagaram dívidas e depositaram um pouco na poupança. "Fiz uma festa para agradecer a todos os colegas e companheiros que me ajudaram a vencer. Nada mais justo", conta Marcílio. Os vencedores dizem que carisma, cooperação no trabalho e bom relacionamento com os colegas são fundamentais para poder ser um vencedor.
Segundo a secretária Municipal de Administração, Lucivanda Nunes, o projeto 'Dia do Servidor', lançado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), visa a valorização e inserção dos servidores na comemoração. "Além de promover uma avaliação dos colegas, o concurso oferece uma oportunidade de autoavaliação, no qual cada servidor pode refletir nas possibilidades de melhoria e assim poder concorrer a uma vaga nos '10 Mais', explica ela.