PMA participa de oficina de busca ativa

Família e Assistência Social
31/10/2011 14h03
Início > Notícias > PMA participa de oficina de busca ativa

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, participou na manhã desta segunda-feira, 31, da solenidade de abertura da Oficina Busca Ativa para o Plano Brasil Sem Miséria, promovida pela Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social (Seids) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O evento está sendo realizado no Centro de Convenções.

Em seu pronunciamento, o secretário Bosco Rolemberg destacou a importância da oficina, que tem como objetivo orientar os municípios sergipanos no trabalho de busca ativa das famílias de baixa renda que estão fora do Cadastro Único (CadÚnico) e dos benefícios do governo federal. Bosco iniciou a fala destacando as palavras do prefeito Edvaldo Nogueira, proferidas durante o lançamento do Plano Brasil Sem Miséria.

"No dia do lançamento do plano, o prefeito Edvaldo Nogueira disse que o Brasil Sem Miséria equivalia a uma segunda abolição da escravatura, uma vez que o seu objetivo é a erradicação da extrema pobreza. É a miséria que, atualmente, escraviza atualmente as famílias que vivem com renda per capita de até R$ 70", reforçou Bosco Rolemberg, para quem o Brasil Sem Miséria representa o maior desafio do governo federal.

O secretário também destacou a participação do município de Aracaju nesse combate à miséria. "Nós já abraçamos essa causa, definindo como prioridade do governo municipal a erradicação da extrema pobreza", informou Bosco Rolemberg.

Busca ativa

O município de Aracaju já elaborou o seu plano de combate à erradicação da miséria. O Plano Aracaju Sem Miséria será lançado pelo prefeito Edvaldo Nogueira neste mês de novembro, mas as secretárias que fazem parte do escopo do plano já estão mobilizadas para a sua execução.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), por exemplo, iniciou no início deste mês de outubro o trabalho de busca ativa para a inclusão de novas famílias no Cadastro Único. Foram dois sábados de trabalho, que resultaram em 297 atendimentos, sendo 213 atualizações cadastrais e 84 novas inclusões de famílias no Cadastro Único.