Obras no Santos Dumont melhoram a vida da população

Agência Aracaju de Notícias
01/11/2011 14h19
Início > Noticias > 48054

Nos últimos anos a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem promovido por toda a capital diversas obras de infraestrutura para melhorar a vida da população. O sucesso desses projetos tem se manifestado através da voz dos moradores que, nas mudanças em seus bairros, evidenciam a melhoria de suas condições de vida. Entre as obras iniciadas recentemente pela administração municipal está uma série de serviços realizados nos loteamentos Bahamas e São José, no bairro Santos Dumont.

Com cerca de R$ 4,6 milhões investidos com recursos próprios, a PMA, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), iniciou a obra no último mês de outubro. No local 11 equipes trabalham na realização dos serviços que compreendem desde a drenagem e a terraplanagem das ruas ao esgotamento sanitário e à pavimentação de 15 vias, que totalizam 3 km de extensão. Desse total, 2.500 m² serão asfaltados e mais 16 mil m² serão pavimentados com o uso de paralelepípedo. 

Avanços

A expectativa é de que a execução dos serviços, que tem prazo de 190 dias, irá beneficiar milhares de famílias residentes da zona Norte da capital. Segundo o vigia Gelvânio Pereira, os moradores já tem a certeza de que as mudanças trarão grandes melhorias para quem vive nos loteamentos beneficiados. “Quando caía a chuva a gente sofria bastante aqui porque as ruas ficavam enlamassadas, às vezes alagavam, e ficava muito difícil de transitar, tanto a pé quanto de carro ou moto”, conta o vigia que mora no local há cinco anos.

Há seis anos dono de uma mercearia no bairro, Manuel Messias explica que o projeto é de suma importância para a comunidade, que já reivindicava sua realização junto ao poder público. “Nós ficamos muito felizes de saber que o prefeito ouviu as nossas reivindicações porque essa obra tem tudo para mudar completamente a nossa vida aqui. Graças a Deus o nosso pedido teve êxito”, comemora o comerciante. “Só o calçamento já ajudaria muito, mas eles estão fazendo a coisa completa para evitar o alagamento das ruas”, ressalta.

Segundo Manuel, embora haja contratempos durante o período de estruturação, os meses conturbados são um pré-requisito para um futuro melhor. “Como em qualquer obra, a gente acaba sofrendo um pouquinho, mas é preciso relevar porque é muito importante e nós mesmos somos os beneficiados”, justifica. “Outro ponto positivo é que com a melhoria das ruas o bairro todo vai se tornar mais valorizado”, observa o comerciante.

A dona de casa Terezinha Lima também se mostra ansiosa com as mudanças. “No verão o problema era a poeira porque gente varria a casa e limpava os móveis e depois de pouco tempo já estava tudo sujo de novo. Agora quando chegava o inverno o problema era a lama. Em algumas ruas muita gente mal conseguia entrar em casa por causa dos alagamentos”, revela. “A gente está muito feliz e tem esperança de que todos esses problemas vão acabar quando terminarem essa obra”, conclui dona Terezinha.