Saúde do homem é tema de debate

Saúde
01/11/2011 18h03
Início > Notícias > Saúde do homem é tema de debate

Nesta terça-feira, 1, a Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, localizada no bairro Getúlio Vargas, zona oeste de Aracaju, recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no projeto Rodas de Conversa sobre a Saúde do Homem. O encontro envolveu os diferentes profissionais da Unidade e o objetivo da SMS é levar essa ação para todas as USF da capital.

O projeto, dirigido pelo Programa Saúde do Homem, tem como base a conversa com os funcionários da saúde a fim de treiná-los na realização de campanhas voltadas à prevenção das doenças, promoção à saúde e, por consequência, levar mais qualidade de vida para os homens que vivem em Aracaju. O coordenador do programa, Fabrício Almeida, explica esse método de conversas informais colabora na troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.

"Tratar da saúde do homem é algo que traz uma carga cultural e de machismo forte, que impede muitas vezes deste indivíduo se cuidar e, caso este adoeça, chega a afetar toda uma família", comenta o coordenador. Para a referência técnica Francileide Lobo, "a idéia é ampliar a visão do profissional de saúde para projetar o homem dentro das ações da SMS gerando assim autonomia no cuidado dentro da integralidade de saúde do organismo e não apenas na parte urogenital".

Saúde do Homem

A roda de conversa começou com uma dinâmica e, em seguida, o coordenador debateu sobre as principais dificuldades em trazer esses cidadãos para dentro uma USF. A programação também contou com a exibição de um filme que mostrou as particularidades do ser homem, além da entrega de folhetos educativos sobre o uso da camisinha e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.   

O secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, afirma que o acesso à saúde é um direito básico a todas as pessoas, inclusive os homens, importantes focos de atuação na família, sociedade e prioridade na gestão municipal. "Quando eles adotam medidas simples de prática regular de exercícios físicos, têm uma alimentação balanceada, não fumam e evitam bebidas alcoólicas, além de visitarem regulamente uma USF, todos saem ganhando", comenta.

Multiplicadores

O agente de saúde Humberto dos Santos, relata que achou muito interessante o projeto. "Dessa maneira a gente aprende algo para repassar para a comunidade nas visitas regulares. Essa é a primeira vez que eu estou tendo uma capacitação específica, uma boa oportunidade para estudarmos acerca do homem e também trabalhar as ações de forma regionalizada atendendo os públicos locais", finaliza.