PMA oferece habilitação gratuita para o cidadão

Transporte e Trânsito
07/11/2011 15h38

Trinta novos alunos do Centro de Formação de Condutores de Aracaju (CFCA) assistiram, na manhã desta segunda-feira, 07, à primeira aula teórica para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Centro, mantido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), possibilita que o cidadão possa adquirir gratuitamente a permissão para dirigir, ampliando suas chances no mercado de trabalho.

Na primeira etapa do curso, que dura duas semanas, os alunos irão assistir a 40 horas de aulas teóricas. Em seguida, eles terão 20 horas de aulas práticas de direção. Os futuros condutores também contarão com acompanhamento médico e psicológico. Segundo a coordenadora da Educação para o Trânsito, Rita Luz, a CFCA se preocupa em formar condutores conscientes.

"Por isso que superamos as exigências do Denatran sobre aulas teóricas. Caso sejam aprovados, no momento da prática, todos passam pelo módulo ‘trânsito e cidadania' para que se tornem condutores diferentes, mais atentos e conscientes que os que hoje transitam pela cidade", coloca a coordenadora da SMTT.

Desde a sua inauguração, em 07 de agosto de 2007, o centro entregou mais de trezentas carteiras de habilitação nas 11 turmas formadas.

Inscrições

Todos os alunos são de baixa renda e estão inscritos nos programas sociais do governo. Os interessados em entrar ingressar no Centro de Formação de Condutores de Aracaju devem residir município de Aracaju, fazer parte do cadastro único (CadÚnico) da ação social do governo, ter estudado em escola pública e ter renda máxima de um salário mínimo. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3179-1450.