PMA apóia a Semana de Alerta e Combate ao Diabetes

Agência Aracaju de Notícias
07/11/2011 19h20

Em apoio à Semana de Alerta e Combate ao Diabetes, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, garantiu à presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes seccional Sergipe, Naira Horto Melo, na tarde desta segunda, 7, que a Prefeitura de Aracaju será parceria nas ações que buscam conscientizar a população sobre os cuidados com a doença que atinge 380 milhões de pessoas no mundo inteiro.

"O mundo ficará azul a partir de hoje até o próximo dia 14, Dia Mundial do Diabetes. Em apoio à semana de combate a essa doença insidiosa que atinge milhões de pessoas, a Prefeitura de Aracaju irá deixar o viaduto Carvalho Déda totalmente iluminado na cor azul até o dia 14. Obra simbólica da nossa cidade e de grande movimentação de pessoas, espero que o azul alerte toda a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar e controlar o diabetes", afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Ainda no encontro, o chefe do Executivo municipal expressou o seu desejo de que a Semana de Alerta e Combate ao Diabetes seja realizada anualmente em Aracaju. "É importante dedicarmos uma semana de atividades e ações que conscientizem a população sobre o diabetes. Esta é uma doença silenciosa que, em muitos casos, quando a pessoa descobre, já está num estágio avançado. Portanto, é preciso se cuidar para controlá-la e também agir de forma preventiva para evitá-la", declarou Edvaldo.

Para a presidente Naira Melo, o apoio da Prefeitura de Aracaju é de grande relevância para o sucesso do evento. "Ficamos bem felizes com essa iniciativa do prefeito Edvaldo em deixar a iluminação do viaduto na cor azul. Estamos buscando mais parceiros para que possamos cada vez mais alertar as pessoas sobre o diabetes e os cuidados necessários ao seu controle e prevenção. Aqui em Aracaju, são 12 mil pessoas cadastradas nas unidades de saúde do município que têm a doença", disse Naira.

A Semana de Alerta e Combate ao Diabetes contará com ampla programação de atividades, a exemplo de palestras com endocrinologistas, ações de incentivo à realização do exame que detecta o diabetes, além de uma caminhada que acontecerá no dia 26 de novembro, cuja concentração será na Praça do Mini Golf.