Prova Brasil é aplicada em unidades de ensino da rede municipal

Educação
07/11/2011 17h41

Alunos do 5º ano do Centro Educacional Ágape, localizado no bairro Siqueira Campos, participaram nessa segunda-feira, 7, do primeiro dia  de aplicação da Prova Brasil. Os exames serão realizados até o dia 18 de novembro em turmas de escolas da rede municipal de ensino que cursam a 4ª série ou o 5º ano do Ensino Fundamental, bem como a 8ª série ou o 9º ano.

A Prova Brasil serve para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e foi instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo principal é oferecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas da educação no Brasil.

Os estudantes avaliados respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura e matemática, com base na resolução de problemas. Ao lado das taxas de aprovação, os resultados da Prova Brasil são a base para o cálculo dos Idebs de cada município e escola. Com eles, professores, coordenadores, pais, alunos e a comunidade em geral podem avaliar o rendimento dos alunos e construir um projeto pedagógico a fim de melhorar a qualidade do ensino.

Segundo o coordenador geral da escola, Otalício Lima, o exame serve para demonstrar os bons resultados obtidos através dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos em sala de aula. "Com os índices obtidos podemos traçar ações para potencializar o ensino da escola. Ano passado obtivemos o melhor Ideb entre as escolas municipais, mesmo assim nossa equipe de professores competentes trabalha incessantemente para que os alunos mantenham seu nível de aprendizado", comentou.

Para o aluno do 5º ano, Marcos Moraes, as questões da prova serviram para que ele pusesse em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. "Por já possuir conhecimento sobre o assunto, resolvi a prova com muita tranquilidade. Devo isso aos professores que nos ensinaram tudo e deram orientação nas dúvidas que apareceram", contou o  aluno.

Progressão

De acordo com o técnico da coordenadoria de Ensino Fundamental, Marcos Paulo Sobral, as avaliações seguem matrizes de referência que explicam os pressupostos teóricos fundamentados em cada questão. "É nesse sentido que precisamos habilitar as escolas para a realização desse tipo de prova que exige cada vez mais não só os conteúdos programáticos, mas principalmente habilidades e competências mínimas que os alunos precisam dominar em cada etapa de sua formação. A linha progressiva de resultados e metas de cada escola precisa ser sempre crescente. É preciso, portanto, alterar toda uma cultura de ensino nas escolas", esclareceu.