O município de Aracaju adere, na tarde desta quarta-feira, 9, ao Programa de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), durante a reunião de prefeitos e secretários municipais de Assistência Social e de Trabalho, que está sendo realizada durante todo o dia de hoje em Brasília. Aracaju também assina a Ata Formal dos trabalhos técnicos desenvolvidos durante o encontro.
Está participando do evento o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, que ainda aproveita a oportunidade para já pactuar com o MDS o número de cursos e de vagas para o município de Aracaju, dentro do programa de Inclusão Produtiva Urbana. "O objetivo desta reunião foi justamente firmar parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e os municípios, com vistas à implementação do programa, que está inserido no contexto do Plano Brasil Sem Miséria", explicou Bosco Rolemberg.
Segundo o secretário, o Programa de Inclusão Produtiva Urbana foi lançado recentemente pelo Governo Federal, objetivando ofertar cursos de formação e qualificação profissional aos beneficiários do Bolsa Família, aos estudantes do ensino médio e aos trabalhadores. O programa ainda oferece bolsa de estímulo financeiro.
Ainda de acordo com Bosco Rolemberg, os municípios têm até o próximo dia 18 para aderir ao programa. "Não vamos esperar. Vamos fazer a adesão de Aracaju nesta tarde, porque os cursos já começam em 2011. É nosso objetivo que o município caminhe alinhado com o MDS, até porque nós também teremos o nosso Plano Aracaju Sem Miséria, que deverá ser lançado em breve", reforçou.
Reunião
A reunião de prefeitos e secretários municipais de Assistência Social e do Trabalho foi aberta na manhã desta quarta-feira, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, com a presença dos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do Trabalho, Carlos Lupi, e da Educação, Fernando Haddad.
A ministra Tereza Campello, que estava acompanhada da Secretária Especial para Superação da Extrema Pobreza, Ana Fonseca, falou sobre o Plano Brasil Sem Miséria e a importância de os municípios se tornarem parceiros efetivos neste desafio. Os demais ministros falaram sobre a participação dos seus ministérios no combate à miséria no Brasil.