Programa Academia da Cidade ajuda no combate ao diabetes

Saúde
09/11/2011 18h30
Início > Notícias > Programa Academia da Cidade ajuda no combate ao diabetes

O Programa Academia da Cidade, desenvolvido em Aracaju pela Secretaria Municipal de Saúde(SMS), tem sido um grande colaborador no combate ao diabetes dos diversos participantes que diariamente se exercitam com as atividades que os profissionais de educação física realizam.

Distribuído em 17 pólos estratégicos, o programa já conta com uma média de sete mil alunos. Neste grupo, a maioria é de idosos, muitos portadores de doenças como o diabetes. De um total de quase três mil alunos diabéticos, o programa municipal já conseguiu ajudar na redução das taxas de glicemia para um estado normal em 80% dos alunos que procuram ter uma prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Segundo dados da Coordenação de Promoção à Saúde, os pólos com a maior incidência de pessoas com diabetes são os do bairro Lamarão e Industrial.

A coordenadora do programa, Sayonara Carvalho, explica que além das atividades aeróbicas, anaeróbicas e alongamentos, a Academia da Cidade também oferece práticas corporais, como yoga, aulas de dança e reiki, que consiste em uma técnica oriental de equilíbrio do corpo através das mãos. Também há grupos de referência em técnicas ocupacionais para os portadores de doenças crônicas, a exemplo das Unidades de Saúde da Família Dona Sinhazinha (Grageru), Santa Terezinha (Robalo), Marx de Carvalho (Luzia) e no Asilo Rio Branco.

"O programa é uma oferta para as nossas Unidades de Saúde de Aracaju, que com o envelhecimento da população tem trazido a busca constante da qualidade de vida nos portadores de doenças crônicas. Isso demonstra a importância das atividades da Academia da Cidade, um trabalho reconhecido pelo Ministério da Saúde como uma das cinco melhores experiências de promoção à saúde do Brasil e que também foi inspiração para a criação do programa do Governo Federal, a Academia da Saúde", ressalta o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

O programa é um avanço para a qualidade de vida da população da capital que conta com profissionais qualificados. Ao todo, são 20 professores de educação física e 38 estagiários da área de saúde, entre os cursos de Educação Física e Nutrição.