A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) continua empenhada em levar a cultura para a população, através das atividades desenvolvidas pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). Na tarde da última quarta-feira, 9, por exemplo, a equipe da Biblioteca Municipal Clodomir Silva, uma das unidades da Fundação, esteve na praça Franklin Delano Roosevelt, no bairro América, para uma pesquisa de campo com os moradores da comunidade.
A pesquisa foi encabeçada pela coordenadora de projetos culturais da Clodomir Silva, Maria José Sá, e busca conhecer qual a opinião pública acerca das bibliotecas municipais e se as pessoas conhecem as atividades desenvolvidas por essas instituições. Para isso, os pesquisadores entrevistaram cerca de trinta moradores da região, entre homens e mulheres com faixa etária e ocupações diversificadas.
Mesmo havendo ressalvas, o resultado agradou bastante os funcionários da Clodomir Silva. Segundo a coordenadora Maria José observou, muitas pessoas conhecem a real importância da biblioteca, mas não costumam frequentá-la. "A maioria dos nossos entrevistados sabe que a biblioteca é essencial para a educação. Inclusive, têm noção das atividades que podem ser desenvolvidas pela instituição. No entanto, quando fizemos perguntas sobre o acervo e a localidade, poucos explanaram com exatidão acerca dos quesitos", disse a coordenadora.
Os questionários respondidos comprovam a necessidade de divulgar ainda mais a biblioteca para os moradores do bairro América, ou, como a coordenadora Maria José exemplifica, "é necessário levar a montanha a Maomé. A tarde de hoje também nos deixou muito empolgados, já que sentimos a vontade que os moradores têm de se aproximarem da biblioteca", comentou a coordenadora.
Projeto
A pesquisa de campo feita na última quarta-feira, é a primeira etapa da nova edição do projeto ‘Biblioteca na Praça: um convite à leitura', que acontecerá na mesma área do bairro América, no próximo dia 23. A iniciativa tem como objetivo divulgar o trabalho e acervo da Biblioteca Municipal Clodomir Silva em diversas praças públicas da cidade.
O projeto possibilita à população a integração com os livros e o desenvolvimento do gosto pela leitura, além de promover acesso aos livros da biblioteca e divulga as atividades realizadas na instituição. Durante o ‘Biblioteca na Praça: um convite à leitura', também serão encenadas as histórias do projeto ‘Hora do Conto'.