Na manhã desta quinta feira, 10, o presidente em exercício da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Diego da Costa, ministrou uma palestra na Semana Gastronômica, promovida pela faculdade Serigy. Com o tema 'A gastronomia vista como produto turístico e seus impactos', ele ressaltou a importância de aliar o turismo da capital sergipana à boa culinária. Durante a sua participação no evento, o também empresário no ramo de hotelaria ainda destacou que, mesmo sem entender muito de gastronomia, sabe da relevância do setor para a economia do estado.
Para Célia Andrade, estudante de Gastronomia, o tema da palestra foi extremamente bem escolhido. "O turismo significa muito para a nossa profissão. Grandes eventos estão para acontecer no país e o que as pessoas procuram quando visitam algum lugar? Bem estar, conforto e boa comida. Aqui, nesta semana, nós já estudamos os alimentos funcionais, comida afro, dentre outros segmentos da gastronomia. Tudo isso contribui para que nos tornemos bons profissionais", disse.
Seguindo o raciocínio de Célia, a coordenadora do curso de Gatronomia da Serigy, Érica Farias, explicou que a Semana Gastronômica não é apenas uma atividade extracurricular, é também uma oportunidade única para que os discentes possam aprender um pouco mais sobre o mercado de trabalho. "Essas ações oferecem uma carga horária extra aos alunos, e todos eles devem ter um mínimo de horas para conclusão do curso. Porém, creio que os estudantes hoje estejam aqui porque perceberam a importância desta palestra para as suas vidas acadêmicas", explica.
O presidente em exercício da Funcaju, Diego da Costa, falou do apoio da Fundação a eventos como esse. "A Funcaju entende a importância da gastronomia como fator a mais para impulsionar o turismo. Então, apoiamos esses projetos e sabemos o quanto isso é necessário para os estudantes. Tenho plena convicção de que a gastronomia contribui para o turismo e, com essa parceria, vários outros setores da capital serão beneficiados", comenta.